26/09/2019

CRM-PR recebe representantes da Sociedade Brasileira e Associação Paranaense de Oftalmologia

Presidente e conselheiros reuniram-se em sessão plenária temática realizada na noite desta quarta-feira, 25, com a presença dos dirigentes da SBO e da APO

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes do CRM-PR, SBO e APO reuniram-se em sessão plenária na noite de quarta-feira, 25 (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou sessão plenária temática na noite desta quarta-feira, 25. O presidente, Roberto Issamu Yosida, e conselheiros da autarquia reuniram-se para tratar de assuntos trazidos pelas entidades representativas da Oftalmologia, contando com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Dra. Edna Emília Gomes da Motta Almodin, e do presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia (APO), Dr. Arthur Rubens Cunha Schaefer.

Na ocasião, os dirigentes das entidades representativas da especialidade médica puderam discorrer sobre as principais questões relacionadas à atividade profissional, bem como seus principais desafios. Os representantes da SBO e APO expressaram as dificuldades que têm enfrentado junto à Vigilância Sanitária, Ministério Público e Secretarias Estadual e Municipais de Saúde para sustar a ação de optometristas, não só por atuações que invadem a competência dos médicos especializados em Oftalmologia, mas também por se utilizarem de aparelhagem especializada ao atendimento oftalmológico com exposição da marca desses aparelhos em suas propagandas.

O CRM-PR manifestou-se favorável à ação continuada das sociedades e associações no sentido de conter a atuação desmedida desses profissionais, em defesa da classe médica e da população usuária. Além disso, foram abordadas as principais normativas que regulamentam a atuação da Oftalmologia, emanadas tanto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como pelo próprio CRM-PR.

Após as sugestões e possibilidades aventadas durante a reunião, foi consenso entre os presentes a relevância do diálogo e comprometimento mútuo entre as entidades representativas da classe médica, de forma a fortalecer e a preservar a profissão e as especialidades. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios