21/02/2019

CRM-PR recepciona novos médicos de Curitiba e região

Entrega de carteiras a 96 recém-formados foi precedida de tradicional reunião de ética. Foi a segunda do mês; na anterior compareceram 171 médicos

A tarde da última quarta-feira (20) foi de celebração para os 96 médicos recém-formados, que vão atuar principalmente em Curitiba e região. Eles participaram da reunião de ética na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) para a entrega das respectivas carteiras profissionais. Oriundos de diferentes universidades, os novos médicos receberam orientações éticas e profissionais para o exercício da Medicina a partir de agora.

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi conduzida pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida (centro), pelo secretário-geral, Luiz Ernesto Pujol, e pela conselheira Ursula Bueno do Prado Guirro (Foto: CRM-PR)
Parabenizando todos os presentes pela conquista, a conselheira Dra. Ursula Bueno do Prado Guirro chamou a atenção para a necessidade de uma construção ética da profissão, sempre pautada pelo cuidado consigo mesmo e com o outro. Professora de Bioética e Cuidados Paliativos do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela reiterou aos - agora - ex-alunos e demais presentes a importância de se ter humanidade no tratamento a todos os pacientes.

Dando sequência à cerimônia, o secretário-geral do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol, exprimiu sua satisfação em ver tantos jovens que se propuseram a crescer e a se dedicar, em sua opinião, a uma das profissões mais belas que existem. Dr. Pujol alertou, todavia, para a responsabilidade dos novos profissionais como formadores de opinião, não apenas para seus próprios pacientes como também para a própria sociedade. 

clique para ampliarclique para ampliarEvento reuniu 96 médicos recém-formados de Curitiba e região (Foto: CRM-PR)
“Nossa população está preocupada, desconfiada com tudo o que está acontecendo em nosso país, e precisamos nos lembrar de nosso papel como médicos, para contribuir com a sociedade enquanto formadores de opinião. É preciso muito cuidado com as fake news, as mídias sociais, e não nos esquecer de que nada substitui a interação, o olho no olho”, asseverou.

Nesse contexto, o presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Issamu Yosida, apresentou dados de pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha, em 2017,  que mostraram os médicos como os profissionais em quem os brasileiros mais confiam, seguidos dos professores e bombeiros. Assim, o presidente do Conselho lembrou aos jovens médicos que a confiança é um dos pilares da Medicina, devendo ser preservada e cultivada sempre pelos profissionais em relação aos seus pacientes.

clique para ampliarclique para ampliarMédicos participaram de reunião e receberam carteira profissional para o exercício da profissão (Foto: CRM-PR)
Outro ponto destacado pelo presidente do CRM-PR são as novas tecnologias na área da saúde e o cuidado que se deve ter em relação a elas. “Nem tudo o que é novo é bom; é preciso prudência, entender as coisas, ter cuidado com o uso das novas tecnologias”, alertou. Dentro do mesmo tema, Dr. Roberto convidou todos os presentes a participarem do Fórum Regional de Telemedicina que será realizado nesta quinta-feira (dia 21 de fevereiro), na sede do Conselho em Curitiba. Será oportunidade para debater a Resolução do CFM nº 2.227/2018, a qual define e disciplina a telemedicina como forma de prestação de serviços médicos mediados por tecnologias. 

“Os Conselhos de Medicina são responsáveis pela fiscalização dessas atividades e, para isso, é necessário que exista uma norma que as regulamente. É muito importante que a comunidade médica leia e entenda a Resolução, para que aproveite a oportunidade de se manifestar nesse relevante tema”, explicou.

Oftalmologia

clique para ampliarclique para ampliarDr. Eduardo Mailio Buchaim (CRM-PR 41.653) foi acompanhado da mãe, Rosmali Casado Mailio Buchaim (Foto: CRM-PR)
O médico recém-formado Eduardo Mailio Buchaim (CRM-PR 41.653) retirou a carteira profissional acompanhado de sua mãe, Rosmali Casado Mailio Buchaim. Ele conta que pretende seguir os passos da família, que já possui dois oftalmologistas: o pai, Dr. Ricardo Buchaim (CREMESP 30.364) e o irmão, Dr. Guilherme Mailio Buchaim (CRM-PR 31.729).

Formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), o Dr. Eduardo se prepara para iniciar nos próximos dias a residência em Oftalmologia, no Hospital Evangélico de Curitiba.

Família reunida

clique para ampliarclique para ampliarO Dr. Gabriel Sobejeiro Rigoni (CRM-PR 40.988) foi acompanhado dos pais (Foto: CRM-PR)
E a família do Dr. Gabriel Sobejeiro Rigoni (CRM-PR 40.988) marcou presença na reunião, com a participação dos pais Miguel Fernando Rigoni e Rosana Aparecida Sobejeiro Rigoni.

Natural de Curitiba, Dr. Gabriel formou-se pela Universidade Poisitivo. Atualmente, foi designado para atuar no Exército Brasileiro em Ponta Grossa. Quando finalizar a designação, ele pretende seguir carreira na especialidade de Clínica Médica. 

Veja a galeria de fotos do evento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios