16/02/2021

CRM-PR requer das autoridades a retomada imediata da vacinação dos médicos

Interrupção da etapa de imunização de profissionais de saúde não tem amparo, considerando o cadastro de reserva necessário ao enfrentamento da pandemia. Foram oficiados gestores, autoridades sanitárias e o Ministério Público

O Conselho Regional de Medicina do Paraná encaminhou, na segunda-feira (15), ofício aos gestores públicos, autoridades sanitárias e Ministério Público do Paraná insistindo no pedido para que, considerando o escalonamento oficial, seja imediatamente retomada a vacinação dos profissionais de saúde, respeitando os critérios definidos.

Como ressaltado no documento, “a interrupção da vacinação desses profissionais não tem amparo, considerando o cadastro de reserva necessário ao enfrentamento da pandemia”. O CRM-PR insiste que sejam vacinados todos os médicos inscritos, com cadastro ativo e que foi previamente encaminhado às autoridades sanitárias.

O ofício foi dirigido ao governador Ratinho Junior, à Secretaria Estadual de Saúde, ao prefeito de Curitiba Rafael Greca, à Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e ainda ao Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção à Saúde Pública.

Em Curitiba e em várias outras cidades do Estado há muitos casos de médicos que ainda aguardam o chamamento para vacinação, gerando insegurança no atendimento a pacientes. A Capital confirmou o início da aplicação da segunda dose do imunizante entre os profissionais de saúde, mas não se manifestou sobre aqueles que ainda aguardam a primeira dose.

O Conselho Federal de Medicina já tinha dirigido ofício ao Ministério da Saúde pedindo agilidade na aquisição e cobertura vacinal de modo a contemplar os mais de 500 mil médicos brasileiros. O pedido foi reiterado na semana passada, quando de audiência, em Brasília, do CFM e de representantes dos Regionais com o ministro Eduardo Pazuello.

Confira a nota oficial emitida pelo CRM-PR nesta terça-feira, 16 de fevereiro de 2021.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios