21/02/2008

CRM-PR será palco de Reunião Técnica sobre diagnóstico e tratamento de infecção por Micobactérias de Crescimento Rápido (MCR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) e Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, promoverá reunião técnica sobre "Abordagem diagnóstica e terapêutica de infecções causadas por Micobactérias Não Tuberculosas (MNTB) de crescimento rápido em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos". O encontro será realizado no dia 26 de fevereiro de 2008, às 19h00, no auditório da sede do CRM-PR.

O agravo já foi notificado anteriormente em vários estados brasileiros, tais como Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e atualmente no Paraná. O evento é gratuito e dirigido aos profissionais médicos e áreas afins. Considerando a gravidade deste agravo, a ausência de estudos controlados que permitam estabelecer recomendações baseadas estritamente em evidências, bem como a reduzida experiência relatada na literatura, evidenciou-se a necessidade de realizar reunião com profissionais que possuem vasta experiência no diagnóstico e acompanhamento dos casos do surto do Rio de Janeiro. Os profissionais (pneumologista, patologista e cirurgião) mostrarão os dados mais recentes que subsidiaram o diagnóstico, terapêutica e métodos cirúrgicos. Ressalta-se que entre os participantes da equipe encontra-se a referência nacional (Ministério da Saúde) na orientação de esquemas medicamentosos neste agravo.


INFECÇÃO EM CURITIBA


O município de Curitiba (SMS) notificou ao Estado do Paraná (SESA),em dezembro de 2007, surto de infecção hospitalar causado por micobactérias não tuberculosas de crescimento rápido em hospitais da cidade. Encontram-se em investigação 110 casos, destes 60 já foram confirmados pelos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (dados atualizados em 20/02/2008). Entre os confirmados há um óbito, cuja causa mortis encontra-se em investigação. Tendo em vista que o município de Curitiba foi o primeiro a realizar a notificação de surto de infecção pós-cirúrgica por micobacteriose, será ministrada palestra descrevendo as medidas adotadas para o controle.

Salienta-se que neste surto a totalidade dos pacientes foi submetida a cirurgias por videolaparoscopias (cirurgia bariátrica, colecistectomia, correção de hérnia de hiato, apendicectomia, entre os principais procedimentos). Entretanto a experiência descrita na literatura também relata casos relacionados a artroscopias, implantes de órteses ou próteses, lipoaspiração, implante de marcapasso, cirurgias oftalmológica e cardíaca, acupuntura, aplicações de injeções e mesoterapia.
O período de incubação é variável, sendo que no surto de Curitiba, variou de 0-74 dias. Surtos notificados em outros estados descrevem casos com até 2 anos de período de incubação.

Destaca-se a importância da coleta adequada de material evidenciada pela positividade observada no surto do município, 24 casos com cultura positiva, 15 com baciloscopia positiva e 16 com histopatologia. Técnicas de biologia molecular realizados em laboratório de referência (CRPHF) demonstraram que a bactéria pertence ao grupo Mycobacterium abscessus tipo 2.

Entre as condutas adotadas para o controle do surto destacam-se a revisão dos procedimentos e rotinas de desinfecção- esterilização, a orientação que todo material seja reprocessado no hospital, a proibição da reutilização de descartáveis, realização de treinamentos e supervisão dos processos pelo enfermeiro.

Em janeiro /2008 publica-se a Resolução SESA Nº 141/2008 (21 de janeiro) definindo a orientação para notificação pelos laboratórios, busca ativa em todos os serviços com recall dos pacientes que realizaram procedimentos de videocirurgia no período de janeiro a dezembro de 2007, fornecimento de cópias de prontuários e orientações para reprocessamento de produtos e equipamentos usados em videocirurgia.



PROGRAMAÇÃO:
REUNIÃO TÉCNICA SOBRE INFECÇÃO POR MICOBACTÉRIAS EM VIDEOCIRURGIAS



Dia 26/02/2008 (terça-feira)



- 19h00: Coffee-break



- 19h30: Medidas adotadas pela SESA para o controle do surto;


Responsável: Dr.ª Miriam Woiski - Médica sanitarista - Chefe de Departamento de Vigilância e Controle em Agravos Estratégicos - DECA


- 19h45: Micobactérias Não Tuberculosas (MNTB) de crescimento rápido - Etiologia, diagnóstico e tratamento;


Experiência no surto do Rio de Janeiro;


Responsável: Dr.ª Margareth Pretti Dalcolmo (pneumologista do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, referência no tratamento de tuberculose, tuberculose multirresistente e micobacterioses não tuberculosas);




- 20h45: Micobactérias Não Tuberculosas (MNTB) de crescimento rápido - Etiologia,diagnóstico e tratamento; Diagnóstico anátomo-patológico;


Experiência no surto do Rio de Janeiro;


Responsável: Dr. Kalil Madi - patologista do Serviço de Patologia Sérgio Franco, professor da UFRJ;




- 21h15: Micobactérias Não Tuberculosas (MNTB) de crescimento rápido Cirurgias videolaparoscópicas - porta de entrada de MNTB;


Experiência no surto do Rio de Janeiro;


Responsável: Dr. Antônio Bispo - Presidente da Sociedade Brasileira em Videocirurgias - Capítulo Rio de Janeiro; Professor da UFRJ.




END.: Auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná - na rua Victório Viezzer, 84, andar S1, Vista Alegre em CURITIBA - PR


INFORMAÇÕES: Divisão de Controle de Doenças Endêmicas Prevalentes (41) 3330-4546 e 3330-4581.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios