21/05/2020

CRM-PR solicita regularização imediata do pagamento das bolsas de residentes do 1º ano

Em ofício dirigido ao Ministério da Saúde, Conselho ressalta que "nossos valorosos médicos residentes enfrentam a pandemia com espírito altruísta e coragem e merecem o justo e imprescindível reconhecimento”

O Conselho Regional de Medicina do Paraná dirigiu ofício ao Ministério da Saúde, nesta data (21), reiterando o pedido para regularização do pagamento das bolsas de residência em atraso. A Secretaria Executiva do MS confirmou o recebimento do documento e o seu encaminhamento "às áreas competentes para as providências", como indicado. De acordo com a Cermepar (Comissão Estadual de Residência Médica), há pelo menos 130 médicos do primeiro ano de residência, em várias cidades paranaenses, que continuam sem receber as bolsas de março e abril, além da bonificação de 20% anunciada por conta da pandemia.

O Ministério da Saúde havia anunciado no dia 8 que em uma semana (dia 15) regularizaria os pagamentos, tendo justificado que 4,2 mil bolsas, das 10,5 mil do primeiro ano, não tinham sido pagadas devido a inconsistência de dados cadastrais. Alegou o MS ter solicitado às instituições de ensino e aos residentes a atualização dos dados e que estava se comprometendo com a regularização dos pagamentos

Ao todo, a Pasta financia 22,3 mil bolsas, sendo 13,5 mil de residência médica e 8,8 mil em área profissional da saúde. Com a demora no repasse dos valores, residentes de várias regiões do país fizeram protesto, incluindo o Paraná, onde algumas instituições formadoras buscaram soluções próprias para amenizar o problema e não deixar os médicos em dificuldades financeiras, como antecipar o pagamento para posterior reembolso.

Conforme levantamento feito pela Cermepar, a pendência dos pagamentos alcança médicos residentes de instituições formadoras de cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, dentre outras. De acordo com a Comissões de Residência dessas instituições, o impasse coloca em risco tanto o processo de ensino como a estrutura assistencial em período de grave crise sanitária.

Em nota assinada pela diretoria, o CRM-PR se manifestou dizendo ter solicitado ao MS a regularizar de forma imediata as bolsas dos residentes, destacando que “nossos valorosos médicos residentes enfrentam a pandemia com espírito altruísta e coragem e merecem o justo e imprescindível  reconhecimento.”

Confira abaixo a nota do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios