05/05/2023

CRM-PR terá eleição para Conselheiros em agosto

Votação e apuração do resultado serão realizados exclusivamente pela internet; período para registro das chapas será de 5 a 20 de junho de 2023

clique para ampliarclique para ampliarEleição CRM-PR 2023.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) vai realizar no segundo semestre a eleição para conselheiros titulares e suplentes para o próximo quinquênio, em mandato que começa em 1º de outubro de 2023 e termina em 30 de setembro de 2028. De acordo com o que estabelece a Resolução nº 2.315/2022, do Conselho Federal de Medicina (CFM), a inscrição de chapa eleitoral para preenchimento dos cargos será aberta às 08h00 de 5 de junho, estendendo-se até às 18h00 do dia 20 do mesmo mês. A normativa, disponível no portal do CRM-PR, descreve os procedimentos e condições para que o médico possa se habilitar ao pleito. A chamada “ficha limpa” é requisito preponderante.

O processo de votação e apuração do resultado será exclusivamente pela internet, não havendo voto presencial ou por via postal. Todo o processo será auditado por empresa de auditoria contratada pelo CFM especificamente para tal finalidade, a qual ficará responsável por atestar, mediante laudo técnico, a segurança e a confiabilidade de qualquer procedimento inerente ao processo eletrônico de votação. Todo o processo eleitoral será normatizado por portaria a ser publicada pelo CFM.  

Conforme determina a Resolução CFM nº 2.315/2022 no seu Art 6º, §6º, "o colégio eleitoral será formado por médicos ativos que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação regular no CRM, quanto a débitos de qualquer natureza, até 5 (cinco) dias úteis antes da data de início da eleição", ou seja, até 04/08/2023. Dessa forma, é de extrema importância que o médico atualize seu cadastro, principalmente o e-mail, para que receba as informações do processo eleitoral, e que esteja adimplente até a data informada, a fim de que seu voto seja contabilizado.

clique para ampliarclique para ampliarMembros da Comissão Regional Eleitoral e Comissão Organizadora Regional Eleitoral do CRM-PR (Foto: CRM-PR)

O edital da eleição de 2023 foi publicado nos meios digitais e jornais de grande circulação de todas as regiões do Paraná, em cumprimento às formalidades legais. A Comissão Regional Eleitoral, designada pela Portaria CRM-PR nº SEI 14/2023, é composta pelos médicos Antônio Rocha Gonçalves (CRM-PR 3.619), presidente, Jackson Herrera (CRM 4.003) e Wilson Wilhelm Batista (CRM-PR 3.828), secretários. Também foi designada a Comissão Organizadora Regional Eleitoral do pleito de 2023, por meio da Portaria CRM-PR nº SEI 13/2023, formada pelos colaboradores Bruno Roberto Michna, Clarice Petriw Cheraconski, Ivye Suellen Seixas Bonfim Moreira, Jony Adriano Schrederhof e Adv. Martim Afonso Palma.

Ao todo serão eleitos 20 conselheiros titulares e igual número de suplentes. Dois (um titular e um suplente) serão indicados pela Associação Médica do Paraná (AMP). Como prevê a legislação, a função de conselheiro é honorífica, não remunerada. Esta será a 13ª eleição de Conselheiros do CRM-PR, que em 2023 está completando 65 anos de atividades. Neste período, 23 médicos estiveram à frente da instituição, incluindo o Prof. Milton Macedo Munhoz, que compôs a diretoria provisória de março de 1958 a maio de 1959.

Atualização cadastral

Médicos exclusivamente militares e os inadimplentes não podem votar ou ser votados, do mesmo modo que profissionais que não estejam em pleno gozo de seus direitos. Assim, cabe alertar aos médicos inscritos no CRM-PR, mais de 35.300 mil em sua totalidade, para que estejam atentos à atualização de seus dados cadastrais pelo site do CRM-PR no Portal de Serviços, sendo fundamental a indicação de e-mail atualizado, por meio do qual serão enviadas as instruções de votação, assim como a senha de acesso ao sistema. Médicos que não votarem e não justificarem ausência de voto ficam sujeitos à multa.

Para saber mais, acesse o Portal do CRM-PR no link específico das eleições (www.eleicoescrms.org.br) ou, em caso de dúvida, encaminhe e-mail para Comissão Eleitoral (eleicoes@crmpr.org.br) ou entre em contato pelos telefones (41) 3240-4098/4022.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios