11/11/2021

Câmara Municipal de Curitiba presta homenagem ao Conselho de Medicina do Paraná

Voto de congratulações e aplausos foi proposto pelo vereador Dalton Borba, ressaltando o papel relevante da autarquia e dos médicos em prol da sociedade, em especial neste momento crítico à saúde pública imposto pela pandemia

O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu homenagem da Câmara Municipal de Curitiba durante sessão plenária realizada na manhã de quarta-feira (10). Voto de congratulações e aplausos foi proposto pelo vereador Dalton Borba (PDT), quando da passagem do Dia do Médico de 2021, e aprovado pelo legislativo municipal.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM, Roberto Yosida, e vereador Dalton Borba (dir.) (Foto: CMC)

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, compareceu à sessão para representar a autarquia e receber o diploma alusivo à homenagem. O vereador Dalton Borba fez a entrega e, em sua fala, destacou o histórico dos 64 anos do Conselho, realçando que o mesmo “é considerado modelo para os demais estados, em especial no uso da tecnologia para beneficiar profissionais e pacientes”. O vereador aproveitou para estender a homenagem a todos os profissionais da Medicina, com especial deferência àqueles que perderam a vida durante a pandemia.

"Devemos reconhecer também a atuação dos profissionais da área médica no combate à Covid-19. Os médicos e médicas estão desde o início da pandemia trabalhando com afinco para tratar os doentes acometidos pela Covid-19, com muito empenho e sacrifício da própria saúde física e mental, para reestabelecer a saúde de todos. Por isso, eu estendo essa homenagem a todos os médicos e médicas do Paraná, representados aqui hoje pelo Dr. Roberto Yosida, e pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. Por isso, decidi fazer essa justa homenagem para expressar nosso reconhecimento, nossa profunda gratidão; gratidão esta que é de toda sociedade”.

Ainda em sua fala, o vereador acentuou o papel do CRM-PR que, “em tempos de pandemia, foram gerados mais de 2 milhões de documentos digitais, como receitas médicas, atestados, solicitações de exames e declarações de comorbidades, facilitando a vida de todos, gerando economia e contribuindo para as medidas sanitárias.

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma (Pros), também agradeceu o presidente do Conselho de Medicina, Roberto Yosida, e aos demais representantes do CRM-PR, “pelo trabalho em prol da sociedade”.

clique para ampliarclique para ampliarRoberto Yosida recebeu o diploma em nome do Conselho. (Foto: CMC)

Discurso

Confira a íntegra da justificativa do parlamentar ao propor a homenagem:

"O Conselho Regional de Medicina do Paraná possui uma trajetória de 64 anos no Estado. Foi instituído pela promulgação da Lei 3.268, de setembro de 1957.

O CRM-PR é considerado modelo para os demais estados, com muitas inovações implementadas nos últimos anos, em especial no uso da tecnologia para beneficiar profissionais e pacientes, na fiscalização dos serviços de saúde e na educação médica continuada. Em tempos de pandemia, foram gerados mais de 2 milhões de documentos digitais, como receitas médicas, atestados, solicitações de exames e declarações de comorbidades, facilitando a vida de todos, gerando economia e contribuindo para com as medidas sanitárias. A autarquia também se engaja  em campanhas de prevenção à saúde e de orientações à população, dispondo para isso de uma série de câmaras técnicas das mais diferentes especialidades.

Atualmente, o médico Dr. Roberto Issamu Yosida é o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Natural de Nova Esperança, noroeste paranaense, com formação pela UFPR em 1985, é especialista em Ginecologia e Obstetrícia, e faz parte do corpo de conselheiros desde 2008, tendo já ocupado a corregedoria e a vice-presidência do conselho.

São mais de 47,5 mil profissionais registrados no Conselho, sendo que 31.538 estão em atividade no Paraná, sendo 13.197 com atuação em Curitiba. O Paraná têm 21 escolas médicas, cinco na Capital; a cada ano mais de 3 mil novos médicos ingressam no mercado.

É preciso destacar aqui também, a atuação desses profissionais durante a pandemia da COVID 19. Os médicos e médicas estão desde o início da pandemia, atuando com afinco para tratar os doentes acometidos pela Covid-19, com muito empenho e sacrifício da própria saúde física e mental, para reestabelecer a saúde de toda a população. Por isso, eu estendo essa homenagem a todos os médicos e médicas do Paraná, representados aqui hoje pelo Dr. Roberto Issamu, pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Esses profissionais têm uma atuação importantíssima, fundamental e inquestionável no enfrentamento à pandemia. Os médicos estão na linha de frente lutando, encarando todos os riscos, sacrificando a sua própria saúde, e até colocando sua própria vida em risco, com sacrifício da vida pessoal, do convívio em família, enfrentando uma pressão muito forte que afeta até própria saúde mental de alguns desses profissionais. Por isso, decidi fazer essa justa homenagem para expressar nosso reconhecimento, nossa profunda gratidão; gratidão esta que é de toda sociedade.”

Fontes: CMC e CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios