03/04/2020

Canal do CRM-PR traz atualização de notícias, recomendações e orientações dos órgãos oficiais

Página reúne as principais e mais recentes informações sobre a pandemia do novo coronavírus para profissionais médicos e da área da Saúde em geral

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) está concentrando as principais informações sobre a pandemia da COVID-19 em um canal complementar, com notícias, informes e comunicados oficiais das autoridades de saúde.

A página, atualizada diariamente com as informações mais relevantes para profissionais médicos e da área da Saúde em geral, pode acessada aqui

O CRM-PR também tem publicado diariamente diversas informações relativas à pandemia em seu Portal e demais canais de comunicação, como Facebook e Instagram.

Manifestações de apoio e incentivo aos médicos e demais profissionais de saúde também estão sendo divulgadas nas redes sociais do CRM-PR. Confira abaixo.

clique para ampliarclique para ampliarMensagem. (Foto: CRM-PR)
AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE
Pararam as escolas.
Pararam as repartições públicas.
Pararam os shoppings e restaurantes.
Pararam as indústrias e o comércio privado.
Pararam os cinemas, os teatros e os museus.
Pararam as compras e vendas de ações na bolsa.
Pararam as comemorações de aniversário e de congraçamentos.
As gentes pararam de circular, de se cumprimentarem, de se entrosarem.
Quase tudo parou, ou se não parou completamente, diminuiu a intensidade.
Só não parou o surgimento de novos doentes, e o trabalho dos médicos.
Estes sim, os médicos, os verdadeiros heróis que continuam em seu trabalho ininterrupto, dia e noite, feriados e em finais de semana, muitas vezes sem horário para fazer refeições, sem direito a um sono reparador; muitas vezes separado de seus entes queridos e expostos a adquirirem a doença que combateram em seus pacientes.
Nas situações de pandemias e de epidemias, como a atual COVID-19, esses profissionais jamais se eximiram de suas responsabilidades e da cooperação que a sociedade espera, mas nem sempre reconhece.
Está na hora de que os médicos recebam a legítima certificação de seus valores, o aplauso coerente com a sua luta diuturna, o mérito pelas suas ações incógnitas em benefício da população, o agradecimento pela sua dedicação não condicionada às condições socioeconômicas dos doentes e o troféu simbólico de gratidão pelo seu envolvimento emocional nos atendimentos daqueles que nascem e daqueles que morrem.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná tem orgulho e sente-se honrado pela autodeterminação demonstrada pelos médicos no transcurso da presente pandemia de coronavírus e espera que a sociedade se atente para a virtude desses profissionais.

Luiz Ernesto Pujol, conselheiro e secretário-geral do CRM-PR.