Capacitação na Medicina

Fazer o possível para manter-se atualizado é atitude de motivação íntima. É a forma de estar, diuturnamente, inserido em todo o contexto da sociedade, da vida de relação. Quando se trata de atividade profissional, em que há a responsabilidade envolvida, o aprimoramento passa a ser dever ético, imperativo categórico, postura de respeito ao próximo. No caso da Medicina, então, é vital esse cuidado, pois da capacitação contínua tiramos o conhecimento necessário para assistir adequadamente, e com qualidade, os pacientes.


Sabemos que 65% dos médicos brasileiros têm mais de três empregos e são claras as dificuldades para estudar, debater, ler. Porém, não há alternativa. A despeito da rotina massacrante, o profissional de Medicina deve encontrar tempo para a reciclagem, visto que o conhecimento científico dobra a cada três ou quatro anos. Numa circunstância dessa, quem não se dedica ao aprendizado permanente fica completamente defasado, o que pode significar uma carreira perigosa e um atendimento inadequado - ou pelo menos não tão adequado quanto poderia ser - ao paciente.


A Medicina deixou o empirismo e absorveu as técnicas científicas em suas ações diagnósticas, terapêuticas, preventivas, reabilitadoras e em pesquisa. Portanto, não é mais possível prescindir de tal preocupação. Os médicos e aqueles que querem ser médicos têm de saber disso. É pré-requisito de consciência para assumir a profissão.


Em 2006, entrará em prática resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) para atualização do título de especialista. Trata-se de uma grande contribuição dos médicos para sua própria capacitação contínua e para a consciência humanitária da assistência médica no Brasil. Todos os especialistas da Medicina, sejam pediatras, ginecologistas, cardiologistas e por aí afora, vão demonstrar, a cada cinco anos, que estão atualizados, que absorveram as novas descobertas e conhecimentos de sua área.


Essa resolução, exaustivamente debatida pelo CFM, Associação Médica Brasileira e o conjunto das sociedades de especialidades, muda a perspectiva da saúde em nosso País. Os médicos estarão cada vez mais preparados, o que é de extrema relevância para o alvo mais importante do sistema: o paciente.


Claro que necessitamos de outras ações para garantir o máximo de eficiência à atualização dos títulos. As sociedades de especialidades terão de se envolver profundamente nesse processo. Aliás, já estão se envolvendo. E o governo, por sua vez, precisa propiciar condições objetivas para que o médico possa se dedicar à reciclagem. Isso pode acontecer por meio de incentivos ou pela melhoria dos honorários tanto na rede pública quanto privada.


Temos ainda de fazer imediatamente outras discussões diretamente ligadas à qualidade da formação. Na atualidade, a robotização de ações, o automatismo, o pragmatismo da maioria das escolas médicas brasileiras contribuem para a pouca motivação de os estudantes e médicos brasileiros estudarem. Nietzsche afirmava que a principal tarefa da educação é "ensinar a ver", portanto, ensinar a aprender. Não creio que nossas escolas (em quaisquer níveis) mantenham esse cuidado; simplesmente executam em suas grades algo de básico e preparam os alunos para responder questões de provas. Isso é importante? Sim, mas não suficiente nem fundamental.


O grande educador Rubem Alves diz que não se deve, apenas, estimular o hábito da leitura. Deve-se investir no amor à mesma, no gostar de aprender, no prazer do saber - o que amplia nossa capacidade de sonhar e, conseqüentemente, lapida nossa competência para agir e lidar com o outro.


Nossas escolas de Medicina e também os programas de residências médicas precisam mostrar a seus alunos e residentes que é prazeroso estudar. Faz-se necessário que ensinem a estudar... E, para tal objetivo, quantas atitudes precisam ser revistas!


O importante, neste momento, é que essa consciência adquira mais força. Todos os que, de alguma forma, lidam com atividades voltadas à promoção da saúde têm de colaborar. Desarmemos, então, nossos espíritos combalidos pelo excesso de trabalho, verifiquemos o que se propõe, verdadeiramente. Evoluamos todos, pois é para isso que existimos.

Publicado no Jornal de Brasília em 22/06/2005.

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