13/08/2010

Carreira do SUS: Grupo do Ministério terá gestores estaduais e municipais

A Comissão Especial do Ministério da Saúde criada para elaborar uma proposta de carreiras do Sistema Único de Saúde (SUS) também terá representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A inclusão dos gestores foi publicada na última quinta-feira (12), no Diário Oficial da União, em reedição da portaria 2.169.

O 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá, analisou a inclusão como positiva já que a proposta envolve os estados e municípios diretamente. "Uma expressiva parcela da população brasileira não tem acesso aos serviços de saúde. O envolvimento dos gestores no grupo nos permitirá discutir a garantia de fixação dos profissionais com mais eficácia".

A carreira abrangerá, inicialmente, os profissionais médicos, os cirurgiões-dentistas e os enfermeiros. A portaria prevê que o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão será de, no máximo, 90 dias, a partir da data de sua instalação.

O grupo ainda será integrado por quatro representantes do Ministério, dois representantes da categoria médica, sendo um indicado pelo CFM e um pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), além de dois representantes da categoria dos enfermeiros e dois representantes da categoria dos cirurgiões-dentistas.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios