20/10/2021

Casal médico pioneiro de Telêmaco Borba recebe diploma de mérito ético pelo jubileu de ouro

Dr. José Hamilton Nocêra, oftalmologista, e Dra Vilma Carvalho Braga Nocêra, pediatra e anestesiologista, formaram-se juntos na turma de 1971 da Católica do Paraná. Têm filho oftalmologista e outros familiares médicos

clique para ampliarclique para ampliarCasal médico Dr. José Hamilton e Dra. Vilma. (Foto: Álbum da família)

O Conselho de Medicina do Paraná realizou no dia 17 de outubro, domingo, a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 chegou à sua 36ª edição anual, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória dos médicos falecidos, a diplomação dos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

O casal de médicos pioneiros de Telêmaco Borba, Drs. José Hamilton Nocêra e Vilma Carvalho Braga Nocêra, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em dezembro de 1971, está no grupo de 121 profissionais que receberam o Diploma de Mérito. O Dr. José Hamilton (CRM-PR 4.221) seguiu a oftalmologia, enquanto a Dra. Vilma (CRM-PR 4.222) especializou-se em pediatria e anestesiologia. Eles se inscreveram juntos no Conselho de Medicina de São Paulo (ele n° 18.977 e ela n° 18.978), estado para onde tinham seguido para se especializar. Voltaram ao Paraná em 1975, radicando-se em Telêmaco, região dos Campos Gerais.

clique para ampliarclique para ampliarDra, Vilma Nocêra e a nora, também médica. (Foto: Álbum da família)

Os médicos homenageados (ele telêmaco-borbense e ela natural da cidade mineira de Pratápolis) são pais do também oftalmologista Fabio José Braga Nocêra (CRM-PR, casado com a também médica Ana Carolina Pinho Nocêra (CRM-PR 19.018), especialista em ginecologia e obstetrícia, e têm outros familiares na Medicina, como o Dr. Mario Luiz de Paula Nocêra, especialista em medicina do tráfego e oftalmologia e que atua em Telêmaco. O município dos campos gerais que tem hoje 104 médicos – o total do Paraná é 31.447.

Medalha de Lucas

A premiação da Medalha de Lucas alcançou este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Hamilton e o filho, Dr. Fábio. (Foto: Álbum da família)

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi. A solenidade teve em destaque ainda o Hino Nacional, o minuto de silêncio aos médicos falecidos e o momento musical, com apresentação na "Sonata ao luar" com o professor e músico Valderílio Feijó Azevedo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios