31/07/2010

Cascavel tem 5 vezes mais casos de varicela

O número de casos de varicela em Cascavel, no Oeste do estado, saltou de pouco mais de 100 registros, no ano passado, para 600 ocorrências nos sete primeiros meses de 2010. A doença, conhecida como catapora, é considerada sazonal e com incidência mais alta no início da primavera. Neste ano, no entanto, há um elevado número de casos registrados no inverno.

De acordo Maria Fernanda Ferreira, médica da Vigilância Epidemiológica de Cascavel, o número elevado é atípico e as mudanças climáticas, com temperaturas mais quentes, podem ter contribuído para que os casos surgissem com intensidade no inverno. Segundo ela, a incidência maior da doença já foi comunicada à Secretaria de Estado da Saúde.

Os casos foram registrados em diferentes regiões de Cascavel. Crianças que apresentaram sinais da doença deixaram de frequentar creches até que o perigo de contágio esteja totalmente descartado. Gestantes que tiveram contato com pessoas infectadas recebem uma medicação injetável para proteger o bebê. A Secretaria Municipal da Saúde está fazendo orientações nos postos de saúde, principalmente nas regiões onde há casos registrados. Panfletos com dicas de prevenção e os principais sintomas da doença estão sendo distribuídos à população.


Paraná

Cascavel é um acaso atípico. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de pessoas infectadas no Paraná em 2010 segue o mesmo ritmo do ano passado. Até junho deste ano, 4.213 pessoas haviam sido infectadas no estado, número parecido com o registrado no mesmo período do ano passado, 4.120. Em Curitiba a situação é a mesma. Até o dia 24 deste mês, a Secretaria Municipal da Saúde registrou 4.980 casos no ano passado inteiro foram 6.078.

De acordo com a SESA, Cascavel não foi atingida por um surto. Para a secretaria, um surto só é caracterizado quando atinge um determinado ambiente. "A varicela é uma doença de notificação compulsória, não obrigatória, portanto, sua notificação não é imediata no sistema. Um surto só é caracterizado quando a doença atinge várias pessoas em um local específico (empresa, escola ou creche), e não uma cidade inteira", afirma a nota enviada pela Sesa.

A doença

Causada pelo vírus Varicela zoster, a varicela, conhecida como catapora , é uma doença caracterizada por erupções na pele. É benigna e desaparece sem necessidade de tratamento específico.

Transmissão

A doença pode ser transmitida pelo ar ou pelo contato direto com as lesões na pele da pessoa infectada. O período de contaminação começa dois dias antes d as manchas aparecerem e vai até o surgimento da última lesão.

Sintomas

Febre e lesões na pele. No início aparem manchas avermelhadas, depois bolhas e feridas. É importante procurar um médico para obter um diagnóstico correto.

Recomendações

A automedicação deve ser evitada. Uma das complicações, a síndrome de Reye (insuficiência hepática e coma), pode ser provocada pelo uso de ácido acetil-salicílico (AAS). As feridas podem ser uma porta de entrada para outros micro-organismos. As complicações mais comuns são a pneumonia e a meningite.

Tratamento

É feito apenas para amenizar os sintomas. Recomenda-se que a pessoa infectada fique em casa e use medicações para alívio da febre, do mal-estar e da coceira, sempre sob orientação médica.

Fonte: Ministério da Saúde





A matéria acima foi publicada no jonal Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios