15/10/2020

Celebração do CRM-PR para o Dia do Médico chega à 35ª edição em formato inédito

Tributo aos 125 médicos que completaram 50 anos de exercício da profissão será totalmente online; desde a primeira entrega de diplomas, 1.253 profissionais já receberam a homenagem

clique para ampliarclique para ampliarEvento será transmitido neste domingo (18) e ficará posteriormente disponível nos canais oficiais do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizará, neste domingo, 18, a 35ª edição da solenidade em homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. A ocasião marca o tributo aos profissionais que completam 50 anos de formados, com histórico ético exemplar. Em 2020, serão 125 médicos homenageados, que recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional e um cristal simbolizando a Medicina.

Respeitando rigorosamente as medidas sanitárias de distanciamento face à pandemia da Covid-19, o evento será totalmente virtual, com transmissão pelo canal do CRM-PR no YouTube a partir das 9h deste domingo. A transmissão será aberta ao público, sendo que o vídeo ficará disponível posteriormente nos canais oficiais do Conselho.

A cerimônia também reservará espaço para homenagear os médicos paranaenses atuantes no enfrentamento da Covid-19 e aqueles que foram vitimados pela doença. Até agora, 15 médicos faleceram no Estado por causa do novo coronavírus. Dados oficiais indicam que 713 médicos já foram contaminados no Paraná, sendo que 533 já estão recuperados. Ao todo, 8.524 profissionais de saúde testaram positivo para doença.

CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DOS HOMENAGEADOS DE 2020 


Histórico da solenidade

Ao longo dessas três décadas e meia, 1.253 médicos de todo o Estado já receberam a homenagem, passando por importantes nomes da Medicina paranaense e brasileira, como o Prof. Dr. Victor Ferreira do Amaral, que recebeu o diploma na primeira entrega realizada pelo CRM-PR, em 18 de outubro de 1986. 

Na cerimônia de 2002, figuras marcantes, como os pediatras Dr. Izrail Cat (CRM 385), um dos fundadores do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Dr. Ivan Beira Fontoura (CRM 415), receberam a homenagem. O Dr. Ivan, que atualmente reside em Pontal do Paraná e até recentemente atuava como pediatra voluntário, foi condecorado também com a Medalha de Lucas (2007) em reconhecimento ao seu trabalho médico-social.

As mulheres médicas também têm marcado presença desde as primeiras edições da solenidade, tendo as primeiras profissionais homenageadas no ano de 1987: as Dras. Elisa Checchia Noronha (CRM 1.142) e Yone Busse de Paula Xavier (CRM 349). Em 2009, a Dr.ª Zilda Arns Neumann (CRM 1.081) foi homenageada, tendo recebido a Medalha de Lucas por seu trabalho à frente da Pastoral da Criança já no ano 2000. 

Medalha de Lucas

A Medalha de Lucas foi instituída em 1996 para reverenciar profissionais por seu trabalho médico-social. Até hoje, somente 16 médicos tinham sido condecorados, dentre eles a pediatra Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, e o padre-médico José Raul Matte, que por mais de meio século dedicou-se a assistir os ribeirinhos da Amazônia. Formada pela UFPR em 1980 e com especialização em pediatria e saúde pública, a Dr
a. Mariângela Simão foi a escolhida deste ano em meio a duas dezenas de destacadas personalidades.

Ela integrou o projeto Mãe Curitibana, sendo uma das mentoras e considerada peça-chave em sua constituição. Além de passagens pelas Secretarias de Saúde de Curitiba e do Paraná, foi diretora por mais de cinco anos do Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde, onde se destacou pela atuação na garantia do acesso a medicamentos e na defesa de direitos das populações mais vulneráveis ao HIV. Integrou o corpo diretivo do Programa das Nações Unidas para o HIV e AIDS (UNAIDS) em Genebra, Suíça, onde também foi diretora do departamento de Prevenção, Direitos Humanos e Gênero até 2017, quando assumiu o cargo de diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos na Organização Mundial da Saúde.

Neste período de pandemia, entre as atribuições da Dra. Mariângela está a coordenação da formulação de mecanismos globais para assegurar alocação justa e acesso equitativo a vacinas e terapias que sejam comprovadamente eficazes e seguras contra o novo coronavírus. Reside na Suíça. Também foi conselheira do CRM-PR de 1998 a 2003.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios