02/01/2008

Célula-tronco é obtida sem uso de embriões


Cientistas dizem estar próximos da era da medicina regenerativa



Cientistas da Universidade de Harvard conseguiram obter células-tronco a partir de células adultas da pele, sem a necessidade do polêmico uso de embriões. Esta é a terceira vez que o feito é alcançado, mostrando que a medicina regenerativa com célulastronco pode estar bem mais próxima do que se imaginava.

Potencialmente, as células obtidas podem ser direcionadas a se desenvolverem em qualquer tipo de tecido, que poderiam ser usados para tratamentos personalizados para doenças como Parkinson e Alzheimer.

George Daley, coordenador do estudo, obteve as células de pele de um voluntário - nos estudos anteriores as células foram obtidas de linhagens disponíveis em bancos de células.

A diferença pode parecer irrelevante, mas, segundo o especialista, demonstra pela primeira vez que a experiência pode ser feita com as células de qualquer voluntário. Eles agora estão tentando transformar as células pluripotentes em tecidos específicos.

Daley frisou, no entanto, que uma vez obtidos os tecidos eles não poderão ainda ser testados em seres humanos.

De acordo com especialistas, os testes serão realizados com camundongos porque há o risco de as células se transformarem em tumores.

Ainda assim, cada vez mais, os especialistas podem estudar de forma mais aprofundada os processos que levam à diferenciação celular e os genes ativados no processo.


Fonte: O Globo - 26/12/2007

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios