23/03/2020

Centro de Operações de Emergência debate novas ações para enfrentamento da Covid-19

Um dos consensos é de que a agilidade no processamento dos exames impacta diretamente na disponibilidade de leitos em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva

O Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde esteve reunido neste domingo (22), pela manhã no Palácio Iguaçu e à tarde na Sesa, para debater as questões de enfrentamento do novo coronavírus e outras situações que impactam a saúde pública no Estado. Dentre as preocupações levantadas estão a estrutura hospitalar em condições para absorver a demanda que se projeta, maior acesso a testes rápidos para atender especialmente os profissionais da linha de frente, equipamentos de proteção e garantia de transporte e treinamentos aos trabalhadores da área de saúde. A partir de agora, ainda, as notas técnicas serão assinadas em conjunto, sob coordenação da Sesa, visando a harmonia das informações compartilhadas.

O secretário da Saúde, Beto Preto, esclarece que o regime intenso de trabalho é necessário para enfrentar a pandemia. “Na Sesa tomamos a iniciativa de não fechar, continuamos trabalhando e hoje definimos mais detalhes técnicos do funcionamento do nosso Laboratório Central (Lacen), as questões das provisões de material e equipamento de proteção individual (EPI) tanto para as unidades próprias do Estado como para os hospitais e municípios e estamos trabalhando, vamos trabalhar em caráter permanente até o final da pandemia Covid-19”. 

clique para ampliarclique para ampliarReunião do COE domingo de manhã, no Palácio Iguaçu. (Foto: CRM-PR).

MAIS TESTES

O Paraná entrou em acordo com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Ministério da Saúde (MS) para a aquisição de mais insumos para exames de detecção do novo coronavírus.

Para a logística mais rápida, o Governo do Estado disponibilizou a frota de aviões para buscar a carga no Rio de Janeiro. O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, comentou sobre a articulação entre o Paraná, MS e outros estados do Sul. “O governador Ratinho Júnior disponibilizou as aeronaves do Estado para buscar a carga do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quando a aeronave retornar, representantes de Santa Catarina virão buscar o material em Curitiba e nós vamos levar os testes até Porto Alegre ajudando os gaúchos com isso, ampliando a capacidade de testagem dos três estados do Sul”.

Pensamos no Paraná como um todo e precisamos viabilizar a testagem do maior número de pessoas com sintomas da Covid-19. Por isso a metodologia utilizada, a quantidade de testes e a logística para coletar as amostras foi revista”, disse o secretário.

PARANÁ TEM QUATRO LABORATÓRIOS HABILITADOS PARA AJUDAR NOS TESTES.

COLETA DE AMOSTRAS

A coleta das amostras para os exames do coronavírus serão realizadas, também, via transporte aéreo. A partir dos próximos dias, um dos aviões do Estado decolará de Curitiba e fará uma rota pousando em pontos estratégicos para a coleta do material e entrega no Lacen.

AGILIDADE E AMPLIAÇÃO

O Laboratório Central do Estado informou que incluiu o exame para o novo coronavírus na Pesquisa de Vírus Respiratórios. Agora serão pesquisados 21 vírus de uma só vez. Até o sábado, as amostras passavam por um exame de 20 vírus e caso nenhum fosse detectado, seguia então para o teste específico de coronavírus.

Além desta alteração, o Lacen aumentará a quantidade de exames realizados por dia, considerando que haverá mais insumos para o laboratório. O local tem alta capacidade de processamento. Dessa maneira, com mais insumos, mais agilidade no transporte, a tendência é que possam ser identificados os pacientes que estão com Covid-19 e adotar medidas de contenção localmente de forma ainda mais rápida.

INTERNAÇÕES

A agilidade no processamento dos exames impacta diretamente na disponibilidade de leitos em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva. Com mais testes, a estratégia adotada pela Sesa é otimizar o diagnóstico comprovando quem está ou não com a Covid-19 para que as medidas de precaução sejam seguidas na conduta dos pacientes ou já possam ser dispensados alguns cuidados, como o isolamento. “Essa é uma forma de regular melhor os leitos. Além disso, fizemos um levantamento dos possíveis novos leitos para que não faltem espaços adequados para os paranaenses”, avalia Beto Preto. Há a expectativa da ampliação de 600 leitos hospitalares, sendo que o Hospital de Reabilitação e o Rocio, de Campo Largo devem concentrar acolhimento de internações.

MEDIDAS

Diversas instituições que representam hospitais e médicos participaram de reunião ainda pela manhã no Palácio Iguaçu para alinhar e debater estratégias. O secretário Beto Preto afirma que está em desenvolvimento um cadastro de profissionais de reserva que serão acionados, caso seja necessário. “Conversamos com representantes da Fehospar, Femipa (Federação das Santa Casa de Misericórdia do Paraná), Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina, Sociedade Brasileira de Infectologia e estamos todos juntos para alinhar um programa de voluntariado para as necessidades que podem advir. A possibilidade é criar um cadastro de reserva de médicos de diversas especialidades que possam atuar como clínicos nas nossas unidades”.

O presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho, contou sobre a aproximação das instituições e a Sesa. “Essas reuniões foram importantes para alinhar e estabelecer um raciocínio de atuação e centralizar as informações concretas ao invés de muitas informações desconexas e não verdadeiras que recebemos constantemente”. A AMP vai coordenar o cadastramento de médicos voluntários para engajamento no combate à pandemia, conforme decidido na reunião seguinte do COE, realizada na tarde de domingo, desta vez na Sesa. Os encontros são diários para encaminhamento das demandas. 

PARTICIPANTES

A reunião de domingo no Palácio Iguaçu, em Curitiba, teve as participações do chefe da Casa Civil, Guto Silva; do secretário de Planejamento, Waldemar Bernardo Jorge; do secretário da Saúde, Beto Preto; do diretor-geral da SESA, Nestor Werner Junior, e do diretor de gestão, Vinicius Filipak; do presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida; do conselheiro João Guilherme Oliveira de Moraes e do assessor Hernani Vieira; do presidente da AMP, Nerlan Tadeu de Carvalho; do presidente do Sindipar e da Femipa, Flaviano Feu Ventorim; do vice-presidente da Fehospar, Luis Rodrigo Milano, e do assessor jurídico da instituição, Phillipe Fabrício de Mello; do presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha; do coordenador da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Fernando Raimundo Schenig; do conselheiro do CAU (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), Gustavo Canhizares Pinto; e da assessora da Secretaria de Planejamento, Paula Tavares.

Fontes: SESA e CRM-PR

 

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios