09/06/2009

Centros de Urgências Médicas terão inscrição individual no CRMPR

Os oito Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUM), da Secretaria de Saúde de Curitiba, deverão ser cadastrados como entidades jurídicas públicas pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. A sugestão foi apresentada durante a primeira reunião informativa entre integrantes do CMUM do Pinheirinho e do CRMPR, realizada no dia 1º de junho.

Atualmente o cadastro de todos os Centros Municipais de Urgências Médicas no Conselho de Medicina, assim como das demais Unidades de Saúde da Prefeitura de Curitiba, é único. Ao tornar a inscrição individualizada será possível aprimorar a estruturação ética das unidades, com a elaboração de um regimento interno, cadastro no CRMPR indicando responsável técnico e relação de integrantes do corpo clínico.

Outro importante passo será a criação de Comissões de Ética nos CMUM. Médicos de hospitais contratados pela Prefeitura de Curitiba, para prestação de atendimento aos pacientes no CMUM, irão atuar em conjunto nestas novas Comissões de Ética.
Além de contribuir para análise do desempenho ético da Medicina dentro de cada estabelecimento, as Comissões de Ética ajudam a controlar a qualidade das condições de trabalho e zelar pela harmonia e o bom relacionamento entre os profissionais da área médica.

A reunião ocorreu na sede do CRMPR e contou com a presença do presidente do Conselho, Miguel Ibraim Abboud Sobrinho, do conselheiro e diretor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP), Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e do médico fiscal, Elísio Lopes Rodrigues.
Matheos Chomatas, diretor do Sistema de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde, também participou do debate. O próximo encontro está previsto para ocorrer na primeira quinzena de julho.



Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios