13/03/2019

Certificado Digital: Médicos do Paraná têm opções de contratação a preços competitivos

Serviço é necessário para utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), entre outros já disponíveis para identificação pessoal em dispositivos

A Certificação Digital é um serviço que identifica, de forma inquestionável, o autor das operações realizadas no meio eletrônico. Aos profissionais médicos, ela é necessária para a atuação em instituições de saúde que utilizam o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado à Certificação Digital, entre outros serviços.

Também possui aplicação em casos em que é possível utilizar a assinatura digital como forma de identificação pessoal, como na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e em contratos digitais.

Abaixo estão algumas opções para os médicos do Estado interessados em adquirir a Certificação Digital, seja para pessoa física ou para pessoa jurídica. O presente material tem finalidade exclusiva de oferecer opções aos médicos e serviços de saúde, inclusive com descontos especiais, não havendo nenhuma contrapartida em benefício do CRM-PR.

Serasa Experian

Para facilitar a adesão dos médicos e empresas de serviços médicos do Paraná ao Certificado Digital, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) firmou parceria com a Serasa Experian, umas das maiores autoridades certificadoras (AC) do Brasil, com a oferta de valores com desconto de cerca de 50% sobre os praticados no varejo. Confira tabela de valores e mais informações sobre os produtos oferecidos aqui.

Médicos e empresas que aderirem à certificação digital da Serasa Experian poderão utilizar o sistema Antifraude da empresa, gratuitamente, por 12 meses. Esse é um serviço de monitoramento do CPF/CNPJ, 24h por dia, por meio do qual os clientes são informados sobre todas as consultas realizadas em seu CPF/CNPJ via e-mail e SMS. A renovação do Serasa AntiFraude não será automática; após 12 meses de gratuidade, a empresa realizará ação de renovação para continuar utilizando o serviço.

Serpro

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é uma empresa pública de prestação de serviços em Tecnologia da Informação que atende tanto o setor público como o privado. Foi a primeira Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil.

Entre os produtos oferecidos para a Certificação Digital, está o NeoID, tipo de certificado em nuvem que não necessita de suporte físico (token). Entre as vantagens da modalidade está a possibilidade de utilização de um mesmo certificado em mais de um dispositivo. Saiba mais sobre o NeoID aqui.

Confira as modalidades, preços e mais informações sobre os produtos oferecidos pelo Serpro em Certificação Digital aqui.

Termos de Cooperação CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) firmou termos de cooperação com as Autoridades Certificadoras Certisign Certificadora Digital S/A, Soluti Soluções em Negócios Inteligentes e Valid Certificadora Digital Ltda. para emissão de Certificado Digital com desconto para médicos.

Mais informações sobre valores e produtos oferecidos aqui

Certificado Digital: Como funciona

O Certificado Digital é um documento eletrônico, que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica para a comprovação de autenticidade. Funciona como uma carteira de identidade digital, com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet.

Pode ser adquirido por uma das Autoridades Certificadoras (AC) reconhecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI). Entre as principais formas disponíveis no mercado, estão o arquivo digital (sem mídia), o arquivo digital gerado e armazenado em dispositivo móvel (token ou smartcard), ou, ainda, o certificado em nuvem.

Os valores da contratação variam de acordo com o tipo de produto escolhido, se o usuário é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e o período a ser contratado.

CRM Digital

Desde 2012, as cédulas de identidade dos médicos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina seguem o modelo estabelecido pela Resolução do CFM nº 1.983/2012, o CRM Digital. Confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI), o CRM Digital é um cartão inteligente (smartcard) que atende às especificações exigidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil).

Assim, os médicos que possuem esse modelo de identidade profissional podem utilizá-lo para o armazenamento do Certificado Digital adquirido em uma Autoridade Certificadora (AC) dentro do padrão ICP-Brasil. Saiba mais sobre o CRM Digital.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios