08/01/2021

Chega a 30 o número de médicos falecidos no Paraná em decorrência da Covid-19

Ginecologista Valdomiro Vodonós, que atuava em Quedas do Iguaçu, faleceu em hospital de Cascavel. Ele tinha 75 anos de idade e mais de 40 de formado; foi sepultado na cidade natal, Mallet

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Valdomiro Vodonós (CRM-PR 9.694) devido a complicações por causa da Covid-19, o que eleva para 30 o número de médicos falecidos no Paraná em decorrência da doença. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, o Dr. Valdomiro tinha 75 anos e 40 de profissão. Atuava em Quedas do Iguaçu, onde gozava de grande prestígio e reconhecimento por seu trabalho, como traduzido pela grande comoção no município da região centro-oeste paranaense, que decretou luto oficial de três dias. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Valdomiro tinha mais de 40 anos de profissão. (Foto: Arquivo)

O médico estava internado em hospital de Cascavel por problemas pulmonares em decorrência do novo coronavírus e a situação se agravou nos últimos dias. Ele faleceu na madrugada de quinta-feira (7). O sepultamento ocorreu em sua cidade natal, Mallet, no Sudoeste do Estado, onde nasceu em 18 de setembro de 1945. O Dr. Valdomiro formou-se em 22 de novembro de 1980 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inscreveu-se no Conselho de Medicina do Estado e obteve o número 11.149. Depois de concluir residência em GO, ele retornou ao Paraná em abril de 1985, quando se registrou no CRM-PR.

A notícia a morte do médico teve grande repercussão. Nas redes sociais, centenas de postagens expressam o sentimento de luto expressado pelos mais diversos setores da comunidade quedense e regional. O prefeito Elcio Jaime da Luz decretou luto oficial de três dias. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores também lançou nota lamentando a morte do Dr. Valdomiro. O presidente da Unimed Pato Branco também emitiu nota manifestando “grande pesar pelo falecimento do cooperado” e solidarizando-se com seus familiares e amigos “neste triste momento”. A nota foi assinada pelo presidente Antônio Motizuki.

O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, manifestou a sua solidariedade em nome da classe médica paranaense, ressaltando a triste estatística de 30 profissionais que já faleceram no Estado, num momento em que o país ultrapassa a marca de 200 mil mortes pela doença, mais de 8,1 mil no Paraná. Nesta sexta-feira (8), o CRM-PR emitiu nota de agradecimento a todos os voluntários e pesquisadores que participaram dos testes com a vacina do Instituto Butantan, que realça a ciência brasileira e abre perspectiva positiva num cenário sombrio pelo impacto da pandemia. Confira entrevista do presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, sobre o momento histórico.

De acordo com as estatísticas oficiais da Sesa, o Paraná teve mais de 58 mil notificações de possíveis casos de Covid-19 entre profissionais de saúde no Paraná, sendo que 14.484 foram confirmados. Destes, até o meio desta semana, 11.315 estavam recuperados. Além disto, 158 mortes tinham sido confirmadas, incluindo a de 26 profissionais médicos e 46 de enfermagem. O levantamento do CRM-PR, contudo, indica que pelo menos 30 médicos faleceram até agora no Estado em consequência da doença. Confira no quadro abaixo. O CRM-PR também mantém coluna de obituário no Portal, onde são registradas informações de médicos falecidos que chegam ao seu conhecimento (confira aqui).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios