Ciclo de Atualização em Endocrinologia - Seminário: Endocrinologia e Fígado

Sede, em Curitiba

O projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Paraná (SBEM-PR), realiza no dia 3 de agosto o evento "Ciclo de Atualização em Endocrinologia - Seminário: Endocrinologia e Fígado". Podem participar médicos endocrinologistas, hepatologistas e residentes. 

Os participantes poderão acompanhar as palestras tanto presencialmente, na sede do Conselho em Curitiba, como online. Para se inscrever, basta preencher o formulário no fim da página e informar o tipo de participação (presencial ou online).

A transmissão online estará disponível no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Programação:

8h15 às 8h30 - Boas-vindas
Dr. Cleo Mesa Júnior – Presidente SBEM-PR

8h30 às 9h - Palestra: "Esteatose - Quando encaminhar ao hepatologista?"
Dra. Maria Lúcia Alves Pedroso – Hepatologista

9h às 9h30 - Perguntas e Respostas

9h30 às 10h - Palestra: "Atualização no tratamento da DHGNA”
Dra. Claudia Alexandra Pontes Ivantes - Hepatologista

10h às 10h30 - Intervalo

10h30 às 11h - “DIOS (Dysmetabolic Iron Overload Syndrome)” 
Dr. Jean Rodrigo Tafarel - Hepatologista

11h às 11h30 - Casos Clínicos
Dr. Alcindo Pissaia Júnior – Hepatologista 
Dra. Luciana Pechmann – Endocrinologista 

11h30 às 12h - Perguntas e Respostas

Utilizaremos para participação no local e online o aplicativo SOCRATIVE de perguntas e respostas (A SBEM-PR tem assinatura e disponibilizará a senha durante o evento).

* * * 

Conheça os palestrantes

Dr. Cleo Mesa Junior (CRM-PR 15.047)
Médico Endocrinologista. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (2010). Atual presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Paraná – SBEM PR 2019-2020.

Dra. Claudia Alexandra Pontes Ivantes (CRM-PR 15.109)
Mestre e Doutora em Medicina Interna pela UFPR. Especialista em Gastroenterologia com área de atuação em Hepatologia. Presidente da Associação Paranaense de Hepatologia. Professora de Gastroenterologia da UFPR.  

Dra. Maria Lúcia Alves Pedroso (CRM-PR 9.425)
Gastroenterologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Hepatologista pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Médica do Setor de Hepatologia do Hospital de Clínicas. Fellow em Hepatologia no Hospital Dieu em Lyon-França. Mestrado e Doutorado em Medicina Interna com concentração em Hepatologia pela Universidade Federal do Paraná. Foi Presidente da Associação Paranaense de Hepatologia e foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Dr. Alcindo Pissaia Júnior (CRM-PR 15.830)
Médico do Serviço de Gastroenterologia, Hepatologia e Transplante Hepático do Hospital Nossa Senhora das Graças. Professor de Gastroenterologia da PUCPR. Professor de Clínica Médica da Universidade Positivo. 

Dr. Jean Rodrigo Tafarel (CRM-PR 19.809)
Médico Gastroenterologista e Hepatologista. Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo. Membro da Sociedade Paranaense de Hepatologia e da American Association for the Study of Liver Diseases. Professor Adjunto de Gastroenterologista da PUCPR e do Departamento de Clínica Médica da UFPR.

Dra. Luciana Pechmann (CRM-PR 14.082)
Endocrinologista. Pesquisadora e Diretora Clínica do Centro de Diabetes de Curitiba. Pós-graduação em Medicina Interna – UFPR. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional Paraná de 2018/2020.

* * * 

Certificados
Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Confira as regras para obtenção.

* * *

Serviço:
Ciclo de Atualização em Endocrinologia - Seminário: Endocrinologia e Fígado
Data: 3 de agosto de 2019
Hora: das 8h30 às 12h
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | (41) 3240-4077

Formulário de inscrição