28/01/2021

Com mais oito médicos vitimados pela Covid-19 nos últimos dias, total no Paraná chega a 40

Mortes ocorreram em menos de duas semanas. A Dra. Adriana Carvalho, 37 anos, de Irati e que estava na linha de frente, faleceu na quarta (27), assim como o Dr. Antonio Cebrian, de Cruzeiro do Oeste, e Dr. Axel Hulsmeyer, de Londrina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento, nos últimos dias, de mais oito médicos em decorrência da Covid-19, elevando assim para 40 o total vitimado pela doença no Paraná, entre quase 1,3 mil que tiveram confirmada a infecção. No Estado, hoje, já são aproximadamente 9,6 mil óbitos em decorrência do novo coronavírus, incluindo quase 200 profissionais de saúde. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Os médicos falecidos nos últimos dias são a Dra. Adriana Morais Carvalho, de 36 anos e que estava na linha de frente no combate à Covid, atuando em Irati; o ortopedista e professor Axel Werner Hulsmeyer, 80 anos, de Londrina; Antonio Martinez Cebrian, 82 anos, de Cruzeiro do Oeste; Paulo Afonso Pires Ferreira, 77 anos, de Umuarama; Duque Wilson Cores, 94 anos, de Curitiba; e ainda o ginecologista e professor Roberto Hyczy, 85 anos; Paulo Costa de Souza, 74 anos; e Aristides de Athayde Neto, 78 anos. Os últimos também residentes na Capital.

Dra. Adriana Morais Carvalho

clique para ampliarclique para ampliarDra. Adriana ia completar 37 anos de idade. (Foto: Arquivo)

A Dra. Adriana Morais Carvalho (CRM-PR 36.432) faleceu quarta-feira (27) no Hospital São Vicente, de Guarapuava, onde estava internada na UTI havia alguns dias. Tinha sido internada inicialmente, em15 de janeiro, na Santa Casa de Irati. Não resistiu a complicações pela Covid-19. O sepultamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (28) no Cemitério Municipal de Irati. Nascida em Ibitiúra de Minas (MG), ela completaria 37 anos de idade no próximo dia 21 de fevereiro. Formada em 2016 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, ela se registrou no CRM-PR em julho de 2016. Também era formada em Farmácia.

A médica era auditora e integrava o programa de saúde da família do município de Rebouças, atuava como plantonista do pronto-socorro da Santa Casa de Irati, da Santa Casa de Prudentópolis, e do Hospital Oswaldo Cruz, de Teixeira Soares, e ainda da Medvida Emergências Médicas.

A Santa Casa de Irati, que nos últimos dias ainda perdeu um técnico de enfermagem, infectado pela doença, emitiu nota de pesar pelo falecimento de sua médica. “Mais uma vez a Covid-19 vence e deixa nossa equipe entristecida. Agradecemos pela dedicação com que cuidou da nossa população. Através do seu trabalho conhecemos a verdadeira dedicação e amizade, que ofereceu para a nossa instituição enquanto esteve servindo a Santa Casa de Irati. Nossa solidariedade e abraço fraterno aos amigos e familiares. E que Dra. Adriana possa ser acolhida com muita paz em sua nova morada. Afinal, a morte não é o fim, mas, o começo de uma nova vida, mais leve e mais próxima de nosso Pai maior”, diz a nota.

A Secretaria de Saúde de Rebouças, onde ela atuava desde agosto de 2019, também lamentou a perda, manifestando “todo o seu apoio e solidariedade aos familiares da doutora Adriana, a qual atuou sempre com carinho, atenção e dedicação junto à população reboucense”. A médica residia em Irati.

Dr. Axel Werner Hulsmeyer

clique para ampliarclique para ampliarDr. Axel, ao receber o Diploma de Mérito Ético. (Foto: Arquivo)

O Dr. Axel Werner Hulsmeyer (CRM-PR 3.004) faleceu na noite de quarta-feira (27) em hospital de Londrina, também não resistindo a complicações decorrentes da Covid-19. Ele tinha 80 anos. O sepultamento ocorre na tarde desta quinta (28) no Parque das Oliveiras. Nasceu em Londrina em 10 de julho de 1940, tendo se formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1985, finalizou sua especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Especialização Miguel Couto (RJ). Ainda tinha títulos de especialista em Medicina do Trabalho e Medicina Esportiva. Foi professor universitário. Também colecionador de obras de arte, ele foi um dos fundadores da Samalon (Sociedade Amigos do Museu de Arte de Londrina).

Em 2015 ele foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, na passagem de seu 50.º aniversário de formação médica. Recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional.

Dr. Antônio Martinez Cebrian

clique para ampliarclique para ampliarDr. Antônio Cebrian. (Foto: Arquivo)

O Dr. Antônio Martinez Cebrian (CRM-PR 1.527) faleceu na manhã de quarta-feira (27) no Hospital da Associação Beneficente São Francisco de Assis, onde estava internado devido a complicações por causa da Covid-19. Tinha 82 anos de idade. Residia em Cruzeiro do Oeste, onde concentrou quase toda a sua carreira profissional, iniciada há 56 anos. Era casado com a Sra. Maria Suzana Lemos Martinez. O corpo foi transladado para Curitiba e o sepultamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (28) no Cemitériio Parque Iguaçu.

Houve grande comoção na cidade por causa de sua morte, lamentada por profissionais de saúde, amigos e pacientes. De acordo com relatos compartilhados em redes sociais, era profissional dedicado e atencioso, “um ser humano incrível”. A prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, reforçou dizendo que o Dr. Antônio foi “excelente médico, amigo e um exemplo de cidadão, que com sua formação cuidou de gerações de Cruzeirenses. Homem íntegro, trabalhador, que sempre cativava a todos com sua alegria, carisma e profissionalismo”.

O Dr. Antônio nasceu em Guatá (SP) em 18 de fevereiro de 1939. Formou-se em Medicina pela Universidade Católica do Paraná em 1964, seguindo para o interior do Estado para exercer a profissão. Registrou-se no Conselho de Medicina em dezembro de 1964.

Ele foi o segundo médico de Cruzeiro do Oeste vitimado pela doença. No dia 4 de dezembro faleceu o Dr. Pio Luna Quisbert (CRM-PR 2417), que tinha 85 anos de idade e 52 de formado. No último dia 17 de janeiro, faleceu outro médico da região, o Dr. Paulo Afonso Pires Ferreira (CRM-PR 5.530), 73 anos de idade e 44 de atividade médica. Foi o primeiro de Umuarama a perder a vida por causa da doença.

Dr. Duque Wilson Cores

clique para ampliarclique para ampliarDr. Duque, recebendo a homenagem do CRM. (Foto: Arquivo)

O Dr. Duque Wilson Cores (CRM-PR 955) faleceu na noite de terça-feira (26) no Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba, em complicações pela Covid-19. O sepultamento ocorreu na manhã de quarta (27) no Cemitério Parque Iguaçu. Tinha 94 anos de idade e 61 de formação médica. Estaava registrado no Conselho de Medicina do Paraná desde novembro de 1960.

Nasceu em Bagé (RS), em 24 de março de 1927. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1959. Em 2009 ele foi homenageado pelo CRM-PR, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional na passagem do Jubileu de Ouro e histórico exemplar. Funcionário de carreira do Estado e com atuação principalmente ma Capital, onde residia, estava aposentado. Dr. Duque, como era conhecido, foi diretor por muitos anos do antigo Hospital São Roque, na Grande Curitiba.

A Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), da qual ele era um dos mais antigos sócios, emitiu nota de pesar pelo falecimento.

Dr. Paulo Costa de Souza

Falecido na noite de 19 último no Hospital da Cruz Vermelha, o Dr. Paulo Costa de Souza (CRM-PR 29.093) também teve confirmação de Covid19 como causa. Ele tinha 74 anos de idade e 45 de formação médica, pela Faculdade de Petrópolis (RJ). Atuou em cinco estados. Estava no Paraná desde 2011.

Dr. Roberto Hyczy

O médico e professor Roberto Hyczy (CRM-PR 1.398) faleceu no último sábado (23) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Natural de Guarapuava (PR), ele tinha 85 anos de idade e 57 de formação médica, sendo mais uma vítima da Covid-19. A missa de sétimo dia ocorre nesta sexta-feira (29), na Igreja do Bom Jesus.

Dr. Paulo Afonso Pires Ferreira

O Dr. Paulo Afonso Pires Ferreira (CRM-PR 5.530) faleceu no dia 17 no Hospital Cemil em Umuarama. Tinha 77 anos de idade e 44 de atividade médica. Foi o primeiro médico de Umuarama a perder a vida pela Covid-19 e o 34.º no Paraná.

Dr. Aristides de Athayde Neto

O Dr. Aristides de Athayde Neto (CRM-PR 1.740), acadêmico titular da Academia Paranaense de Medicina e seu presidente no biênio 2016/2017, faleceu no dia 18 de janeiro no Hospital Marcelino Champagnat, vencido pela Covid. Tinha 78 anos de idade e 55 de formação médica. Também formado em Direito, era especialista em Oftalmologia e foi presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia e vice da Brasileira.

CONFIRA O MEMORIAL DOS MÉDICOS FALECIDOS NO PARANÁ POR CAUSA DA COVID-19.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios