22/03/2019

Comandante de equipe do PR em Brumadinho palestra sobre resgate em locais remotos

Capitão Daniel Lorenzetto participou do Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar no CRM-PR, ao lado do médico Marcos Chesi de Oliveira Jr e do sargento Elias Goularte Alves

Integrado ao Projeto de Educação Médica Continuada, o 1º módulo do III Curso de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foi realizado na noite de quarta-feira (20/03) no auditório da Sede do CRM-PR em Curitiba. O tema em destaque foi “Remoção em montanhas e locais remotos e de difícil acesso”, contando com aproximadamente 370 participantes, entre presenciais e pela web. Dirigido a médicos, estudantes de Medicina, socorristas-emergencistas e enfermeiros, o evento é resultado de parceria com Site Curitiba, SMS, SESA e SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

clique para ampliarclique para ampliarPalestrantes e debatedores no III APH. (Foto: CRM-PR)

Um dos palestrantes foi o capitão Daniel Lorenzetto, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, e mestre em engenharia florestal. Ele abordou “Resgate em locais remotos”, aproveitando para relatar a sua experiência com a participação nas operações de resgate das vítimas de Brumadinho, Minas Gerais, nas quais atuou ao lado dos pares bombeiros Luiz Henrique Vojciechovski, tenente chefe de operações terrestres do Gost, e Guilherme Berwanger, sargento especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas. Além deles, outros 25 servidores paranaenses participaram das ações. Todos serão homenageados na próxima quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Estado.

O Paraná foi um dos primeiros estados a disponibilizar profissionais e equipamentos às ações de apoio técnico e operacional no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro deste ano. No final de janeiro, o Corpo de Bombeiros enviou a equipe do Gost, que é referência em ações de busca e salvamento em situações desta natureza. Criado em 2006, o grupamento já participou de outras grandes operações, como as enchentes que atingiram Santa Catarina, em 2008, e o rompimento da represa de Algodões, no Piauí, em 2015. O capitão Daniel Lorenzetto, especializado em busca e salvamento com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas, atua desde 2007 no Gost. Ele foi bastante aplaudido e cumprimentado por sua palestra e pelo trabalho realizado em Minas.

clique para ampliarclique para ampliarComposição da mesa diretora na aberrtura do curso. (Foto: CRM-PR)

Mais palestras e debates

Também foram de elevado nível técnico e grande receptividade as demais palestras da noite, proferidas pelo médico Marcos Chesi de Oliveira Junior (CRM-PR 14.786), especialista em Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória, integrante da equipe do Siate e que abordou o tema “Medicina em áreas remotas”; e o sargento da Polícia Militar Elias Goularte Alves, da Divisão de Operações e Segurança, TOM-M (Tripulante Operacional Multimissão) e STA (Setor de Transporte Aéreo) da Casa Militar. Ele falou sobre “Resgate em montanhas e locais de difícil acesso no aeromédico”.

A mesa de debates teve como moderadora a médica Michele Mamprim Grippa (CRM-PR 21.828), especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e que integra o Siate desde 2010, sendo instrutora do ATLS. O debatedor foi o Dr. João Claudio Campos Pereira (CRM-PR 23.032), especialista em Cirurgia Cardiovascular, professor do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe nas disciplinas de propedêutica, trauma e emergência, além de médico do Resgate Aéreo do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, diretor médico do SAMU litoral e diretor de recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Na solenidade de abertura do evento, compuseram a mesa o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida; o coordenador do Siate, Dr. Edison Vale Teixeira Junior; o diretor clínico do Siate e organizador do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, Dr. Ricardo Cesar Geenen Accioly Pinto; a coordenadora de Urgência e Emergência da SESA, Dra. Beatriz Ferreira; o diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba (SMS), Dr. Pedro Henrique de Almeida, e o diretor do Capítulo Paranaense da SBAIT, Dr. Carlos Roberto Naufel Junior, que também é conselheiro do CRM-PR.

clique para ampliarclique para ampliarO curso teve quase 370 participantes, sendo 177 presenciais. (Foto: CRM-PR)

Homenagem na ALEP

Por iniciativa do deputado Tião Medeiros, a Assembleia Legislativa realiza na próxima quarta-feira (27), 18h30, uma sessão solene em homenagem aos bombeiros e policiais paranaenses que participaram das operações de resgate das vítimas de Brumadinho, em Minas Gerais. “É uma justa homenagem aos paranaenses que auxiliaram os amigos mineiros”, afirmou o parlamentar, que destaca ser o Paraná um dos primeiros estados a disponibilizar profissionais e equipamentos às ações de apoio técnico e operacional no resgate das vítimas na tragédia de Brumadinho.

O Paraná também enviou um helicóptero com equipe do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e cães farejadores, que apoiaram o trabalho de resgate de corpos soterrados. Além disso, a Polícia Civil enviou uma perita criminal que atuou na identificação de corpos resgatados e a Coordenadoria de Defesa Civil mandou uma geóloga e dois capitães. Ao todo, a força-tarefa enviada pelo governo estadual incluiu 28 profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil. O requerimento do deputado consigna um voto de congratulações, com menção honrosa, aos membros dessas equipes, que desempenharam sua missão com “dedicação e bravura”, segundo as palavras do deputado. De acordo com as autoridades mineiras, a tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão deixou saldo aproximado de 300 vítimas, das quais pelo menos 90 estão desaparecidas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios