28/10/2020

Comemoração do Dia do Médico tem homenagem a cinco profissionais de Cascavel

Diplomação ocorre pelos 50 anos de formados com histórico exemplar; ao todo, este ano, deferência alcançou 125 médicos com atuação no Paraná

A diplomação pelo Jubileu de Ouro, na passagem do Dia do Médico, teve cinco médicos com atuação em Cascavel, no Oeste. Os pioneiros, formados em 1970, receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional como expoentes exemplares da atividade. Também foram distinguidos com cristal simbolizando a Medicina.

A solenidade do Dia do Médico deste ano foi toda virtual, atendendo às recomendações sanitárias, e ocorreu no dia 18 de outubro. Foi a primeira vez nos 35 anos de diplomação feita pelo CRM-PR ocorreu nesse formato. Também houve homenagem à memória dos médicos falecidos pela Covid-19 e a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. A pediatra curitibana Mariângela Galvão Simão, há 40 anos dedicando-se à saúde pública e hoje atuando na Organização Mundial da Saúde, foi a homenageada deste ano.

Na foto-montagem, sentido horário, o Dr. Vicente com a filha médica; Dr. Edimar Ulzefer com cristal e diploma; Dr. Freddy Santiestevan; e Dr. Lucio, com a esposa.

Médicos de Cascavel:

» DR. EDIMAR ULZEFER (CRM-PR 3053). Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, registrou-se inicialmente no CRM-RS (4744), mas já no começo de 1972 confirmou sua inscrição no Paraná e passou a atuar no Oeste paranaense. É especialista em Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

» DR. FREDDY EDGAR PINTO SANTIESTEVAN (CRM-PR 4317). Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, inscreveu-se inicialmente no Conselho daquele estado (número 1146). Registrou-se no Paraná em abril de 1975. Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica.

» DR. IZELSO ZIDKO (CRM-PR 3520). Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, registrou-se no Conselho do Paraná em julho de 1973.

» DR. LUCIO ARARIPE DE ABREU E LIMA (CRM-PR 13.246). Formou-se em janeiro de 1970 pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui inscrições, além do Paraná, nos CRMs de Pernambuco (2341), São Paulo (21.154) e Mato Grosso (3037). É especialista em Psiquiatria. O Dr. Lucio recebeu o Diploma e o Cristal pelas mãos da esposa, Maria Cândida.

» DR. VICENTE DE PAULA LOURENÇO DE CARVALHO (CRM-PR 3235). Formado pela Universidade Federal da Bahia. Registrou-se no Conselho do Paraná em outubro de 1972. É especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. O Dr. Vicente recebeu as comendas pelas mãos da filha médica, Dra. Gerusa Rayzel de Carvalho, reumatologista.

Mensagem de homenageado

O Dr. Lucio de Abreu e Lima dirigiu mensagem à presidência do CRM-PR, retratando um pouco de sua trajetória e que reproduzidos em seguida:

"Caro colega Presidente do CRM do Paraná.

Sinto-me muito honrado com a homenagem do CRM que me acolheu, quando cheguei ao Estado do Paraná.
Venho de muito longe, no tempo e no espaço. Mas, minha jornada não teria chegado aqui, sem os sábios ensinamentos dos professores Dr. José
Lucena, Dr. Galdino Loreto, Dr. Paulo Sette na cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e do meu
pai, Ephrem Monteirense de Abreu e Lima. Todos, mestres de ensinamentos imorredouros e de vidas pautadas por exemplos de postura ética.

Colega, éramos poucos, dentre muitos doutorandos. Ninguém queria ser psiquiatra nos idos dos anos sessenta. Poucas vocações para tratar do
etéreo, do pensamento, das cismas, do choro, da angústia, enfim, da alma. Tempos de uma psiquiatria heroica, com uma farmacologia limitada.
Não sabíamos de nada. Hipóteses diagnósticas brilhantes, mas resultados terapêuticos sofríveis.

Se atravessei tantos anos, alguns bem turbulentos, como no período de embates ideológicos na nossa especialidade, a Psiquiatria, devo minha
integridade moral aos ensinamentos éticos dos meus mestres. Fui diretor clínico por trinta e cinco anos de grandes hospitais psiquiátricos no
Recife, Salvador, São Paulo, Cuiabá e, finalmente, no Paraná. Há quinze anos, me converti ao consultório, onde atendo em Cascavel.

Estendo meus agradecimentos por essa homenagem aos colegas diretores e conselheiros do nosso CRM Paraná.

Minha esposa, Maria Cândida, companheira dessa jornada, me entregou o Diploma e o Cristal.

Um grande abraço do colega Lucio Araripe de Abreu e Lima."

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios