07/03/2008

Comissão de Assuntos Políticos do CFM destaca atividades realizadas em 2007

No último dia do Encontro a Comissão de Assuntos Políticos (CAP) do Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou relatório das atividades desenvolvidas em conjunto com o Congresso Nacional durante o ano de 2007. No ano passado a CAP analisou mais de 160 projetos apresentados ao Congresso Nacional e classificou relevantes 45 novos projetos para integrar a agenda legislativa em 2008.


O conselheiro do CFM, Wirlande Santos da Luz, destacou que os representantes da Comissão contribuem para a profissionalização da classe médica. Segundo ele, em 2007 foram realizadas 59 audiências da CAP no Congresso Nacional, além de diversas reuniões com parlamentares para a elaboração de projetos. "Hoje os parlamentares buscam na CAP informações para saber quais as melhores decisões em relação à saúde, tanto para a classe médica quanto para a população", disse.


O assessor de consultoria parlamentar, Napoleão Puente de Salles, fez o demonstrativo dos projetos apresentados na área da saúde em 2007 para todos os presentes no plenário. Os tópicos mais polêmicos foram a mensagem de regulação e o reconhecimento de títulos de medicina expedidos em Cuba e a criação da Universidade Federal Latino-Americana (Unila).


"Pedimos a renegociação da mensagem apresentada pelo executivo que quer regulamentar os títulos provenientes de Cuba para que o tema possa ficar mais tempo em debate", contou Salles. Para ele outro tema que merece acompanhamento é o projeto de lei que prevê a criação da Unila na cidade de Foz do Iguaçu (PR), que tem como objetivo o intercâmbio cultural entre os países da América do Sul. O 2° tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB) Dr. Luc Louis Weckx foi o coordenador da mesa.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios