08/04/2018

Comitê de Saúde debate validade das indicações de cirurgias de coluna

Realizado no dia 6 de abril, o encontro contou com a participação do médico paulista Dr. Edmond Barras

O alto índice de cirurgias de coluna feitas sem necessidade foi um dos temas abordados pelo ortopedista Dr. Edmond Barras na 81ª reunião do Comitê Executivo de Saúde do Paraná, realizada na última sexta-feira, 6, no prédio da Justiça Federal, em Curitiba. O médico paulista foi convidado a ministrar uma palestra durante o encontro, no qual o CRM-PR esteve representando pelos conselheiros Keti Stylianos Patsis e Luiz Ernesto Pujol, também secretário-geral. O Prof. Luiz Carlos Sobania, membro nato do Conselho e também seu representante nas últimas reuniões realizadas na Capital e em cidades onde estão sendo fundados os comitês, não pode comparecer à atividade devido a outra agenda na data.

Durante sua fala, o Dr. Edmond Barras discorreu sobre a importância da segunda opinião em indicações de procedimentos cirúrgicos como forma de se reduzir o número de cirurgias desnecessárias, em especial as de coluna. “A cirurgia de coluna mal indicada, por melhor que seja a técnica, terá sempre um mau resultado”, disse.

Além disso, ele abordou outros assuntos como a influência dos incentivos financeiros nas indicações cirúrgicas, as comercializações aéticas das OPMEs, a responsabilidade do médico na solicitação de liminares, urgências fabricadas e o projeto coluna, implantado pelos Hospitais Albert Einstein e Beneficência Portuguesa.

Projeto Coluna

Esse projeto é formado por um colegiado de especialistas que avaliam a validade, ou não, das indicações de cirurgia de coluna feitas pelos médicos das instituições. Mais da metade dos 2800 pacientes avaliados pelo grupo entre 2011 e 2015 não teve a indicação cirúrgica confirmada.

No entanto, 20% desses pacientes foram operados mesmo com a contraindicação do colegiado. “A grande maioria acabou sendo operada graças ao poder de persuasão do médico original e também por insistência do próprio paciente que, em muitos casos, apelou à Justiça para obter decisões que permitissem a sua cirurgia”, afirmou.

Dados mais recentes reafirmam essa tendência. Segundo o Dr. Edmond Barras, das 27 mil cirurgias de coluna com implantes realizadas no Brasil em 2016, 16 mil foram feitas sem necessidade -- o que também resultou em gastos desnecessários. “Os implantes utilizados nessas cirurgias movimentaram um mercado de 125 milhões de dólares, o equivalente a 83% do mercado de toda a América Latina naquele mesmo ano”, disse.

Você pode conferir o registro completo da palestra clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios