27/06/2007

Comparação entre Rol de Procedimentos e CBHPM




Na última reunião do Copiss (Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar), no dia 22 de junho, o representante da AMB, Florisval Meinão, apresentou uma comparação da tabela da CBHPM com o Rol de Procedimentos que está em vigor.


A CBHPM tem 3.885 procedimentos e o Rol, 2.895. Segundo Meinão, 2.702 procedimentos (95%) são comuns aos dois, 1.183 só estão relacionados na CBHPM e 193 aparecem somente no Rol. Destes, a maioria refere-se a cabeça e pescoço e estão descritos de forma agregada, enquanto na CBHPM aparecem desmembrados.


Os membros do Copiss concordaram que as operadoras de planos de saúde pagam por agregados. Diante do que foi apresentado, a AMB ficou encarregada de fazer uma revisão para incluí-los na CBHPM.


Na reunião do Copiss também foi discutida a necessidade de estabelecer um Rol que coincida exatamente com um subconjunto da CBHPM, com terminologia comum. Isso facilitará o pagamento e evitará dúvidas sobre coberturas que não estão descritas com clareza no Rol.


Os membros do Copiss comprometeram-se a enviar sugestões para a consulta pública nº 27, da ANS, sobre rol de procedimentos, que está aberta até 15 de julho - leia reportagem sobre este assunto no site da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboral (SBPC/ML): www.sbpc.org.br.


A AMB vai analisar os 193 procedimentos do Rol que não estão na CBHPM e irá propor à ANS a retirada daqueles que são redundantes e a inclusão, na CBHPM, dos procedimentos que não fazem parte desta.


Na reunião também foi decidido que os grupos que apresentam pendências - hemoterapia, medicina nuclear (in vitro) e radioterapia - serão discutidos paralelamente à análise das alterações e inclusões de procedimentos na CBHPM. Neste caso, a representante da SBPC/ML solicitou que as dosagens hormonais, que estão no capítulo de Medicina Nuclear da CBHPM, sejam transferidas e incluídas no capítulo de Patologia Clínica. A justificativa é que estes exames atualmente são realizados por outras metodologias não nucleares.


A SBPC/ML solicita aos profissionais de laboratórios clínicos que comuniquem os procedimentos que não estão na CBHPM mas que constam em suas tabelas de pagamento. Essas informações devem ser enviadas até o próximo dia 2 de julho para o e-mail gerencia.adm@sbpc.org.br. Os dados serão reunidos e encaminhados à AMB.


Fonte: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboral

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios