14/05/2019

Complexo HC inaugura novas instalações do Centro Cirúrgico Obstétrico

Iniciativa teve o apoio da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, que mereceu reverência especial na solenidade

Às vésperas do Dia das Mães, o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR inaugurou as novas instalações do Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC, um espaço renovado com o apoio da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, que viabilizou a doação de aproximadamente R$ 670 mil para a reforma repassados pelos parceiros Megamania e Trombini, juntamente com R$ 500 mil investidos pelo HC para a mão de obra. A cerimônia de inauguração ocorreu na última sexta-feira (10), no Hall de Direção do HC, marcando as comemorações em homenagem à data. O novo Centro Cirúrgico Obstétrico trará muito mais conforto e acessibilidade para as gestantes e seus acompanhantes, beneficiando também todos os profissionais que trabalham na unidade.

Durante o evento, foi realizada uma homenagem à Maria Elisa Ferraz Paciornik, grande apoiadora dos Amigos do HC e do hospital. Para prestar a homenagem, sua amiga de infância Dinorah Botto Portugal, ex-presidente dos Amigos do HC, falou sobre a sua trajetória dedicada à causa iniciada quando buscou tratamento para o seu filho Felipe Ferraz Paciornik, que deu nome à UTI Neonatal do HC. “É muito difícil falar no Hospital de Clínicas sem falar no apoio dos Amigos do HC, assim como é difícil falar dos Amigos do HC sem lembrar da Maria Elisa. São histórias que se entrelaçam por uma causa”, declarou Dinorah.

clique para ampliarclique para ampliarSolenidade de inauguração e homenagens no Hc. (Foto: AAHC)

Agradecimentos

O presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, fez um agradecimento especial aos parceiros que viabilizaram o projeto: “Agradecemos as parceiros, Megamania e Trombini, por contribuir para mais esta importantíssima obra do HC. As mães receberão um atendimento da melhor qualidade na realização dos partos no hospital”, afirmou o presidente.

A superintendente do HC, Claudete Reggiani, destacou a importância da inauguração para os mais de 60 anos do hospital e a todos que fazem parte do dia a dia do Complexo Hospital de Clínicas. “Agradeço a todos que participaram. Tenho certeza que a mudança será brutal tanto para a assistência quanto para a qualidade do ensino dentro do hospital”, destacou a superintendente.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, parabenizou a todos os envolvidos na revitalização e fez um agradecimento especial aos Amigos do HC. “Hoje é um dia de festa, alegria e reconhecimento. Reconheço publicamente o trabalho da Associação Amigos do Hospital de Clínicas, os parceiros Megamania e Trombini, a gestão do Complexo Hospital de Clínicas e os trabalhadores do hospital”, afirmou o reitor.

Placas em reverência

A inauguração teve também a participação do representante da Megamania, Cinomar José Theodoro, que destacou a relevância da parceria com os Amigos do HC para a realização de melhorias no hospital, e da chefe do Departamento de Tocoginecologia, Solange Borba Gildemeister. Além da solenidade, o evento foi agraciado pela apresentação do Coral Santa Rita, com músicas selecionadas especialmente à homenageada, e do violinista Carlos Filipe Pereira Maia, um dos funcionários que trabalharam na obra de revitalização.

clique para ampliarclique para ampliarProfessores e funcionários do setor foram homenageados. (Foto: AAHC)

Após a cerimônia, os convidados fizeram uma visita ao Centro Cirúrgico Obstétrico, onde foi instalada uma placa em homenagem à Maria Ferraz Parciornik, pelo seu comprometimento, amizade e dedicação exemplar na liderança de trabalhos junto aos Amigos do HC, uma placa em agradecimento à Megamania, pelo aporte dos recursos destinados ao Centro Cirúrgico Obstétrico, e outra em agradecimentos aos professores, técnicos, residentes e alunos que trabalharam em prol da saúde da mulher, especialmente aos que conduziram do Departamento de Tocoginecologia do Setor de Ciências da Saúde da UFPR.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná esteve representado na solenidade pela 2ª secretária, Dra. Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta, também diretora científica da de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa); e pelo gestor do Departamento de Inscrição e Qualificação profissional (Deiqp), Hélcio Bertolozzi Soares, professor que também integrou o Departamento de Tocoginecologia e mereceu deferência na homenagem. O conselheiro nato do Conselho, Gerson Zafalon Martins, também faz parte da Associação dos Amigos do HC e participou da cerimômia.

Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC UFPR

As novas instalações contam com cinco salas cirúrgicas, com piso condutivo em manta, uma sala de Recuperação Pós-anestésica (Repai), quatro salas para pré-parto, parto e pós-parto (PPP), uma sala de tratamento para gestantes de alto risco e sala de reanimação de recém-nascidos, sendo todas as áreas reformadas equipadas com centrais de ar condicionado. Segundo a superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, todas as salas foram projetadas para que o atendimento às mães e seus bebês seja seguro, acessível e humanizado.

clique para ampliarclique para ampliarImagem da entrada do centro cirúrgico. (Foto: AAHC)

As salas PPP têm equipamentos de parto humanizado – uma delas com banheira e outra completamente adequada para deficientes físicas. “O atendimento e os partos serão mais humanizados e as salas de cirurgia foram ampliadas. Tudo foi pensado no bem-estar das mães”, revela Elizabeth Bernardino, chefe da Divisão de Gestão de Cuidados do HC,

O espaço ainda disponibiliza áreas de acolhimento de pacientes e acompanhantes, espaços independentes das salas cirúrgicas, para que parturientes possam caminhar, e locais para relaxamento pré-parto. Além disso, a equipe multiprofissional foi beneficiada com uma nova copa e sala de descanso.

Maria Elisa Ferraz Paciornik

A homenageada na inauguração das novas instalações do Centro Cirúrgico Obstétrico do CHC foi presidente dos Amigos do HC, de 2006 a 2009, superintendente de 2011 a 2017, assessora de relações institucionais e estratégicas de 2017 a março de 2019 e hoje atua como voluntária em ações da instituição. “Maria Elisa é uma das mais importantes conselheiras dos Amigos do HC. Sua dedicação e comprometimento com a causa do Hospital de Clínicas é inspiração para todos nós”, afirma Pedro de Paula Filho, presidente da associação.

Fonte: Associação Amigos do HC

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios