"Compra" de votos ou saúde digna para os brasileiros?

Começo afirmando que o apresentado a seguir é uma posição pessoal e a concordância do leitor ou não e sua manifestação é um direito de expressão dentro de um País Democrático como o Brasil.



Como Médico formado em uma Universidade Federal (UFPel - em uma tradicional Faculdade de Medicina deste País, a de Pelotas/RS), atuando no interior do Estado do Paraná desde então - ano de 2006, manifesto as entidades governamentais o grande repúdio que tenho ao interesse politiqueiro de validação automática de diplomas obtidos no exterior.


É algo inadmissível que os Médicos aqui formados, que travaram batalhas nos mais pesados ingressos vestibulares, selecionados por terem BASES científicas de ensinos fundamental e médio de forte teor, sejam obrigados a aceitar que as pessoas que não tem condições mínimas necessárias de frequentar nossas Faculdades de Medicina venham ao mercado de trabalho Médico e possam causar danos suficientes para desqualificar a já tão solapada Classe Médica.


Para ser egresso de um curso Médico é necessário adquirir conhecimentos suficientemente amplos para que se possa lidar com a SAÚDE/DOENÇA da população, isso se obtém em faculdades de Medicina qualificadas, cuja exigência dos conhecimentos fundamentais deve ser rigorosamente executada. Em vez disso, o que estamos vendo é um absurdo crescente de facilitadores à falta de conhecimento das ciências básicas: cotas por etnia (o que é a maior exibição de um preconceito racial - como se um grupo fosse mais ou menos capaz que outro); cotas por local onde estudou (se particular ou público - o governo tem que melhorar o ensino de base nas escolas públicas, não criar cotas em universidades, melhorando as condições técnico-científicas dos professores, remunerando-os dignamente, e aí sim dando qualificações maiores aos egressos do ensino público).


O maior princípio da imoralidade desse governo populista e medíocre é a AGRESSÃO ao princípio Constitucional maior: "todos são iguais perante a Lei...", mas se cria cotas em diferenciação das mesmas!? Todos sabemos as dificuldades de atuar em locais do interior deste País, é cada vez mais reduzido o repasse financeiro aos Municípios e maiores suas obrigações. Os recursos ficam centralizados em Cidades maiores que servem como referência, mas que não tem também condições técnicas e de pessoal para atender a demanda. Assim, antes de causar um caos Médico neste País, o Governo Federal, tão "preocupado" com a evolução do SUS, deveria procurar criar um plano de carreira para os Médicos dedicados ao SUS e, principalmente, para a interiorização Médica.


Lamentável ver os valores Médicos sendo invertidos e solapados pelos administradores do SUS, os quais tentam fazer da figura do Médico apenas mais um componente dispensável de um sistema de saúde "vendido" ao mundo como o mais perfeito, porém com as falhas grosseiras sendo escondidas sob a bandeira da "falta" de Médicos no Brasil. Não faltam Médicos, faltam políticas coerentes para melhor aproveitamento dos que estão em atividade neste País. E fica a questão, o que vale mais a quem governa essa rica nação: a saúde digna do cidadão como direito de todos e obrigação do Estado, conforme dever Constitucional, ou angariar simpatia com cotas e facilitações aos "amigos da rainha", que buscam a facilidade de ingresso em faculdades fora do País, para obter votos a cada quatro anos? É a saúde dos brasileiros em jogo.



Artigo escrito pelo médico Diego Damasio, CRM-PR 23.330, que atua no interior do Estado desde 2006.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios