15/06/2009

Comunicado da FEBRASGO em relação às casas de parto

A Assembléia Geral das Federadas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia de 26 estados e Distrito Federal reunida em Brasília reitera sua posição contrária à implantação e funcionamento das chamadas "Casas de Parto".

Esta Federação jamais se opôs à participação de outros profissionais, legalmente habilitados, como parte integrante das equipes de saúde que assistem ao parto.

A FEBRASGO reitera serem inadmissíveis, além de serem temerárias sob o ponto de vista materno-fetal, as tentativas insistentes e freqüentes de afastar o médico obstetra, profissional que detem os maiores conhecimentos e habilidades do processo do atendimento ao parto.

A FEBRASGO, jamais manifestou ser desfavorável quanto ao exercício profissional de enfermeiros alocados em maternidades públicas onde exercem e executam dignamente seu trabalho, mas entende que a presença do enfermeiro não prescinde da presença de uma equipe médica completa, pronta a atender as intercorrências.

A FEBRASGO, associação que representa os obstetras do país, mais uma vez rechaça todas e quaisquer atitudes que venham a depreciar o exercício da especialidade.
Esta manifestação da FEBRASGO, reunida em Assembléia, cumpre o dever de lutar pela qualificação e segurança da assistência à mulher brasileira.

Brasília, 12 de junho de 2009.

Fonte: CFM