03/09/2007

Conferência internacional discute diretrizes


Os coordenadores do Programa Diretrizes AMB/CFM, Wanderley Bernardo e Moacyr Nobre, estiveram presentes na 4ª Conferência do Guideliness International Network (GIN), realizada de 22 a 25 de agosto, na cidade de Toronto, Canadá. Com extensa programação, que incluiu palestras, workshops, debates e outras atividades, o evento proporcionou a troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes países sobre diretrizes baseadas em evidências.

A participação dos representantes da AMB incluiu apresentação de dois pôsteres, um com as principais características do projeto brasileiro de diretrizes, e outro avaliando a qualidade das informações científicas baseadas em evidências. Eles também reuniram-se com os demais membros do GIN no encontro geral da entidade, que ocorreu no dia 23, durante a conferência.

Segundo Wanderley Bernardo, entre todas as palestras assistidas, a que mais lhe chamou atenção foi a proferida por integrantes do grupo NIHCE (Nacional Institute for Health and Clinical Excelence), que elaboram diretrizes dentro do sistema de saúde britânico, conhecido como NHS (National Health Server). "A qualidade do trabalho do NIHCE é similar à nossa, mas eles têm uma vantagem, a garantia de aplicabilidade das diretrizes, na medida em que estas são definidas junto às políticas de saúde do país", disse.

Para os próximos anos, Wanderley Bernardo espera que haja maior investimento nas estratégias de criação das diretrizes no Brasil, além de envolvimento com o Sistema Único de Saúde (SUS), para que seja possível ganhar eficiência na aplicação destas. Ele também pretende envolver as Sociedades de Especialidade, principalmente aquelas que já elaboram diretrizes, na filiação ao GIN, aumentando a participação nos projetos de trabalho internacionais.

Durante a 4ª Conferência, também ocorreu encontro da Rede Ibero-Americana sobre Guias de Prática Clínica e Melhora de Qualidade da Atenção Sanitária. Membros de Portugal, Espanha, México, Venezuela, além de Wanderley Bernardo e Moacyr Nobre, representando o Brasil, decidiram que irão trabalhar novamente em projetos comuns. Estes devem ser definidos em reunião na Colômbia, no mês de novembro, quando também serão montados os grupos de trabalho.
Esta foi a segunda participação da AMB na Conferência Internacional do GIN, do qual é membro desde 2004. Wanderley Bernardo e Moacyr Nobre também presenciaram a terceira edição do evento, no ano de 2005, em Lyon, na França.


Fonte: AMB

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios