15/09/2021

Congratulações do CRM-PR à comunidade ponta-grossense na passagem dos 198 anos da cidade

Quarta cidade mais populosa do Paraná, a capital dos Campos Gerais conta com mais de 900 médicos ativos e uma escola de Medicina, tendo representatividade marcante no Conselho de Medicina desde a sua fundação

Ponta Grossa, a quarta cidade mais populosa do Paraná, está completando 198 anos de emancipação política neste 15 de setembro, marcando a série de comemorações que se estenderá até o final do mês. Por meio de sua Diretoria e da Representatividade local, o CRM-PR dirige as congratulações à toda comunidade ponta-grossense, em especial aos mais de 900 médicos que ali estão radicados para contribuir à assistência dos, hoje, quase 360 mil moradores. Também a todos aqueles que fizeram a história da Medicina da região ao longo destes anos e aos futuros médicos em formação na Universidade Estadual de Ponta Grossa, que iniciou sua primeira turma em 2009 e oferece 40 vagas anuais.

A Princesa dos Campos, uma das denominações emprestadas à cidade dos Campos Gerais, detém hoje privilegiada estrutura de serviços médico-hospitalares e sociais, que congrega de modernas instalações a edificações tombadas pelo Patrimônio Cultural de PG e que servem a propósitos de saúde ou mesmo assistenciais, como o Hospital 26 de Outubro e o Hospital Santa Casa, que foi revitalizado em 2018 e ganhou nova pintura muito próxima da original. Este imóvel de 1912 é tombado pelo Compac e referência na região, mantendo sua funcionalidade de atenção à saúde.

clique para ampliarclique para ampliarHospital da Santa Casa, prédio com 109 anos de história, na época da reforma. (Foto: Arquivo.)

Ponta Grossa tem grande importância no processo de interiorização do Conselho de Medicina. Um de seus médicos pioneiros, nascido na própria cidade, o Dr. Orlando Malucelli Moro (CRM-PR 294) integrou o primeiro corpo de conselheiros efetivos eleitos e que foram empossados em 30 de maio de 1959. Nascido em 1°de abril de 1915, ele formou-se pela UFPR em 1937. Dirigiu a Santa Casa, foi um dos fundadores da Associação Médica local e ainda atendeu famílias de ferroviários no antigo Hospital 26 de Outubro, além de ter sido cirurgião pediátrico no Hospital Infantil Getúlio Vargas. Nenhuma destas duas unidades continua ativa. O 26 de Outubro deu lugar a um centro de ação social e o Infantil virou sede administrativa da 3ª Regional de Saúde.

O Dr. Orlando faleceu em 23 de março de 2015, a poucos dias de completar o centenário de nascimento. Apenas 20 dias antes de sua partida, Ponta Grossa tinha perdido outro pioneiro, o cirurgião geral e coloproctologista Enny Luiz Fachin, aos 88 anos. Ele era colega do Dr. Orlando na Santa Casa e um dos precursores da Unimed Ponta Grossa.

Dentre outros pioneiros, o CRM-PR reverencia a memória dos Drs. Antonio Saliba (CRM-PR 293), Antonio Checchia (295), Bartholomeu Lisboa (321), Candido de Mello Neto (301), Carlos Deszaunet Neto (749), Carlos Ribeiro de Macedo (304), Deonea Palmeira Checchia (296), Dino Fecci Colli (280), Edmar Pacheco (148), Gerrit Heijsser (357), Iracema Dantas Sponholz (759), José Pinto Rosas (138), Lauro Justos (322), Milton Lopes (426), Olga Thomé Fachin (290), Walter Goetz (905), Yone Busse de Paula Xavier (349) e ainda Gabriel Bacila (2.371), que faleceu em 1998 aos 101 anos de idade. 

A eles se juntam outros precursores como os Drs. Joaquim de Paula Xavier (falecido em 1903, aos 45 anos), Joaquim de Paula Xavier (o filho, médico e professor com mesmo nome, nascido em 1903 e falecido 1956, aos 52 anos), Bady Nasser (CRM-PR 287), Antonio Penteado de Almeida, Haroldo Beltrão, Epaminondas Novaes Ribas (falecido em 1953, aos 45 anos), Clyceu Carlos de Macedo (297), Francisco Burzio (italiano, nascido em 1878 e falecido em 1961), Agostinho Brenner, Antônio Johansen, Nadir Macedo Silveira (139), Aluízio França, Amadeu Puppi (1.355), José de Azevedo Macedo (primeiro presidente da Associação Médica de Ponta Grossa, fundada em 1931) e Cid Cordeiro Prestes (698), entre outros, que estiveram em atuação na cidade e hoje nomeiam logradouros públicos ou são reverenciados em registros históricos da cidade. A primeira referência oficial sobre a existência de profissionais da Medicina em Ponta Grossa data de 1869.

clique para ampliarclique para ampliarPrédio da Santa Casa foi revitalizado recentemente. (Foto: Arquivo.)

Ao longo destes mais de 60 anos de atividades do Conselho de Medicina, Ponta Grossa sempre esteve representada por seus médicos locais. Na atual gestão, integra o corpo conselhal a Dra. Tatiana Menezes Garcia Cordeiro, especialista em Medicina da Família e Comunidade e que também é professora do curso de Medicina da UEPG, diretora geral do Hospital Universitário Regional e presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Paraná.

No início como Delegacia Secional, o Conselho Regional de Medicina do Paraná está presente em Ponta Grossa desde a década de 1980. Em agosto de 1988, foram eleitos como representantes efetivos os Drs. Danilo Saad (presidente), Luiz Jacintho Siqueira (secretário) e Achiles Buss Junior (colaborador), e como suplentes os Drs. Geraldo Nadel, Geraldo Trentini e Isac Melnich.

Hoje denominada Representação Regional de Ponta Grossa, a unidade do CRM tem como diretor o pioneiro Dr. Luiz Jacintho, com mais de 50 anos de exercício da Medicina e que já integrou o corpo de conselheiros efetivos. Ainda integram a Representação os Drs. Victor Mauro (vice-diretor), Antonio Carlos Trevisan (secretário), Ana Beatriz Thomasi Pastori Colferai, Claudio Mattos, Eliziane Hoeldtke, Gisele Cuzzuol Pedrini, Guilherme Kassab Siqueira, Leonardo Saliba Ferreira da Cunha e Meierson Reque Junior.

Administração

Neste ano de 2021, em que Ponta Grossa comemora 198 anos e avança para o bicentenário, será marcada na história da cidade a posse da primeira mulher frente ao executivo municipal, a professora Elizabeth Schmidt. “Somos a cidade do futuro e das oportunidades”, declarou a prefeita em meio às comemorações e ao que a classe médica faz votos de que possa ser realidade em prol do povo ponta-grossense e do Paraná.

Ponta Grossa, aliás, ganhou a nomenclatura de “capital cívica” há 91 anos. Enquanto ocorria a Revolução de 1930, Getúlio Vargas esteve na principal cidade dos Campos Gerais. Fazia o acompanhamento a distância do que se desenrolava no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Da cidade paranaense recebeu a notícia de que deveria seguir ao Rio para tomar posse como presidente. Aí surgiu a titulação.

Representação

O CRM-PR mantém sua Representação Regional em Ponta Grossa com sede física à Rua XV de Novembro, 512, sala 73, 7º andar, Centro. O atendimento é feito pela secretária Carliane Vargas Pereira das 12 às 16h e das 16h15 às 18h15, de segunda a sexta-feira. Contato pelo telefone (42) 3224-5292 ou por email (pontagrossa@crmpr.org.br).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios