28/02/2008

Congresso de Patologia Clínica tem conferencistas dos EUA

Já estão confirmados dois palestrantes estrangeiros para as conferências magnas do 42º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. São os médicos norte-americanos Michael Bennett e Bruce Friedman.

A conferência magna ocorre no começo de cada dia do evento, sem que exista nenhuma outra atividade simultânea. Desta forma, todos os participantes do evento podem assisti-la. Realizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), o congresso será de 2 a 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O tema da conferência de Michael Bennett é "O crescente papel da triagem neonatal na medicina preventiva". Ele é professor de patologia e medicina laboratorial da Universidade da Pensilvânia e diretor do laboratório de doenças metabólicas do The Children's Hospital of Philadelphia.

Sua linha de pesquisa é a investigação de erros inatos do metabolismo, com ênfase em desordens do metabolismo de ácidos graxos. Foi um dos primeiros a descrever o fenótipo e identificar as alterações metabólicas na deficiência de MCAD (medium-chain acyl-CoA dehydrogenase). Estas observações levaram à expansão do rastreio neonatal por espectrometria de massa.

Recentemente, Bennett identificou uma nova via da apoptose neuronal em uma destas doenças, que pode levar à primeira intervenção terapêutica racional.

Publicou mais de 225 artigos científicos, revisões e capítulos de livros, sendo revisor de mais de 30 periódicos, incluindo o Clinical Chemistry e Molecular Genetics and Metabolism.


Informática em laboratórios

"Integração da medicina diagnóstica a modelos de prevenção de doenças" é o título da conferência apresentada por Bruce Friedman. Ele tem se destacado pelo trabalho que desenvolve há mais de 20 anos na área de informática aplicada à medicina e, especificamente, a laboratórios clínicos.

Suas pesquisas em informática compreendem aspectos estratégicos do gerenciamento da informação no laboratório clínico, a participação da Internet na prestação de serviços dos laboratórios e a integração da patologia e da medicina laboratorial com a radiologia.

Em 1990, criou a expressão "informática em patologia" para a literatura médica, que é muito utilizada para se referir a esta subdisciplina da patologia e da medicina laboratorial.

Em 2006, recebeu da Association for Pathology Informatics (API) o prêmio vitalício Honorary Fellow por sua dedicação à informática em patologia. Em 2007, também recebeu um prêmio no 1º Congresso Mundial de Informática em Patologia, realizado naquele ano, em Brisbane, Austrália.

É autor de cerca de 90 artigos científicos, capítulos de livros e abstracts. Nas duas últimas décadas, apresentou aproximadamente 150 palestras sobre informática em patologia, em eventos nacionais e internacionais. Também tem trabalhado como consultor em hospitais e empresas de saúde, de software para laboratórios e de equipamentos para laboratórios.

Mais informações sobre o 42.º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial estão em www.cbpcml.org.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios