18/07/2022

Conselheira do CRM-PR fala sobre cuidados paliativos no Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Dra. Ursula Bueno do Prado Guirro ministrou palestra sobre o tema para os colaboradores da instituição, em Foz do Iguaçu

clique para ampliarclique para ampliarPalestra teve como tema Cuidados Paliativos (Foto: HMCC)
Na última sexta-feira, 15 de julho, a conselheira do CRM-PR Dr. Ursula Bueno do Prado Guirro, médica anestesiologista com área de atuação em Medicina Paliativa e Dor, participou de evento promovido pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, para falar sobre Cuidados Paliativos. 

Colaboradores de diversas áreas do hospital participaram da palestra, ouvindo sobre a experiência da Dra. Ursula e trazendo questionamentos como os relacionados à formação dos profissionais, tanto na parte técnica mas principalmente com relação ao preparo emocional para lidar com as perdas. “O cuidado paliativo é um trabalho para, do ponto de vista biológico, aliviar os sintomas desconfortáveis, mas também da relação do paciente no aspecto social, familiar, emocional e espiritual, entre outros”, destacou a palestrante, que também abordou questões éticas relacionadas ao tema. 

O evento contou ainda com a participação do conselheiro do CRM-PR em Foz do Iguaçu e membro do corpo clínico do HMCC, Dr. Victor Emmanuel Evangelista da Silva.

clique para ampliarclique para ampliarEspaço Hope (Foto: Divulgação)
Hope

O Hospital Costa Cavalcanti conta, desde 2020, com uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos. Com uma decoração humanizada, a Unidade Hope é destinada para acolhimento das famílias para Comunicação de más notícias, para elaboração de Diretivas Antecipadas de Vida (DAV) e conta com leitos exclusivos para pacientes elegíveis à Cuidados Paliativos, com um local para os últimos momentos de vida junto aos familiares com respeito à dignidade e espiritualidade do paciente. (Fonte: HMCC)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios