21/08/2023

Conselheiros do CRM-PR fazem reunião ética com 155 médicos recém-inscritos no Estado

Tradicional encontro de jovens médicos com representantes do Conselho ocorreu no início da tarde de segunda-feira (21), de forma online

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi realizada via Zoom com conselheiros do CRM-PR e 155 médicos recém-inscritos no Paraná (Foto: CRM-PR)
Os conselheiros do CRM-PR estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 21, com 155 médicos recém-inscritos no Paraná para a tradicional reunião ética, momento de encontro dos representantes da autarquia com os profissionais, em sua maioria médicos recém-formados ou com primeira inscrição após aprovação no Revalida. Participaram da reunião médicos formados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Faculdades Pequeno Príncipe, entre outras.

O grupo foi saudado pelo vice-presidente do CRM-PR, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, que conduziu a reunião, dando as boas-vindas. Na sequência, o conselheiro tesoureiro Fábio Luiz Ouriques explicou a origem dos Conselhos de Medicina no Brasil, seu funcionamento e como está estruturada a questão financeira da autarquia, que é regida por leis federais.

Ouriques ressaltou ainda a distribuição dos valores arrecadados pelo Conselho, com a destinação da terça parte ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e auditoria de todas as contas pelo próprio CFM e Tribunal de Contas da União (TCU). O conselheiro destacou que todas as informações relativas a arrecadação e gastos do CRM-PR estão disponíveis para a sociedade por meio do Portal da Transparência.

Atividades de fiscalização

O atual conselheiro gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP), Carlos Roberto Naufel Júnior, explicou as atribuições do CRM em relação à fiscalização das condições de trabalho dos médicos, destacando a preocupação do Conselho em relação a problemas como falta de recursos, insegurança, entre outros, que podem afetar diretamente o trabalho dos médicos.

clique para ampliarclique para ampliarJovens profissionais receberam orientações para o dia a dia da profissão (Foto: CRM-PR)
Outra frente de atuação é em relação à publicidade médica, que possui regras específicas para os profissionais médicos, em prol da sociedade e do exercício ético da Medicina. Assim, o gestor também da Comissão para Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) orientou a todos que sempre procurem o CRM-PR em caso de dúvidas a respeito do que pode ser publicado ou não, assim como qualquer outra dúvida que possa ter em relação ao tema.

“Desejo a todos uma profícua carreira, que sejam muito felizes com o que estiverem fazendo e onde estiverem atuando. Se não estiverem felizes, que mudem, procurem outro local de trabalho, outra especialidade, pois somente podemos ser felizes quando trabalhamos com aquilo que amamos”, finalizou.

Responsabilidade Social

Também presente na reunião, a secretária-geral do CRM-PR, Nazah Cherif Mohamad Youssef, parabenizou a todos pela graduação em Medicina e pela carreira que os jovens médicos iniciam. “Vocês como médicos têm uma responsabilidade social muito grande. O médico é o líder da equipe; é ele quem propicia as mudanças que são necessárias para a nossa rede de saúde funcionar em benefício do paciente”, ressaltou.

A conselheira observou ainda a função precípua dos Conselhos, que é a de ser uma casa de ética, de cultivo de valores em defesa da Medicina e da sociedade como um todo. “Vocês como médicos poderão escolher ser professores, pesquisadores, médicos assistenciais. Independentemente de qual área de atuação ou qual parte vão abraçar, abracem com seriedade, de maneira verdadeira. Façam o bem para o seu paciente, a melhor Medicina visando o bem para o seu paciente.”

O vice-presidente Wilmar Guimarães finalizou a reunião com informações aos médicos a respeito da estrutura de Representações Regionais que o CRM-PR possui em todo o Estado, com a participação ativa de mais de 400 representantes do Conselho em 103 municípios. Também orientou quanto a possibilidade de os médicos procurarem o Departamento de Consultas (DEPCON) sempre que tiverem dúvidas a respeito da atividade médica ética e destacou a importância de todos os médicos sempre manterem seus cadastros atualizados junto à autarquia.

Também esteve presente na reunião ética o conselheiro 1º tesoureiro do CRM-PR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios