16/01/2020

Conselheiros federais participam de sessão plenária temática no CRM-PR

Primeira visita da atual diretoria ao Paraná busca conhecer realidade local e propostas para aprimorar funções; Rio Grande do Sul está no roteiro

clique para ampliarclique para ampliarReunião plenária temática na sede do Conselho. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Federal de Medicina iniciou pelo Paraná, esta semana, o seu ciclo de visitas aos Regionais, que faz parte do processo de gestão itinerante e de proximidade com as demandas específicas dos Estados. Na quarta-feira (15), o corpo diretivo do CFM realizou uma reunião interna na sede do CRM-PR em Curitiba e, depois, participou de visita ao Palácio Iguaçu, quando foi apresentado pelos conselheiros locais à chefia do executivo estadual, com recepção pelo governador em exercício e o secretário estadual de saúde.

As atividades precederam a realização, à noite, de sessão plenária no mesmo Conselho de Medicina do Paraná, quando foram apresentadas algumas reivindicações e esclarecimentos acerca de normativas éticas e administrativas. Na ocasião, o presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, destacou que os conselheiros federais estariam nesta quinta-feira (16) para encontro semelhante com os representantes do Rio Grande do Sul e que, nestas incursões, também estão sendo coletadas sugestões de temas para o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina da gestão 2019/2024, que vai ocorrer de 1º a 3 de abril em Cuiabá (MT).

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi a primeira da nova gestão do CFM no Paraná. (Foto: CRM-PR)

A sessão plenária temática com a presença dos conselheiros diretores do CFM foi realizada das 19h30 às 21h de quarta. A abertura foi feita pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, tendo sido acompanhada presencialmente e pela web pela grande maioria dos conselheiros estaduais. Dentre os assuntos colocados em pauta, as futuras eleições pelo meio digital, processos de fiscalização, inadimplência, incentivo de serviços aos médicos ‑ como educação continuada ‑ e também desoneração tributária no âmbito de determinada categoria de PJs.

O presidente do CFM, Mauro Ribeiro, que é representante do Mato Grosso do Sul, e o tesoureiro José Hiran da Silva Gallo, que é de Rondônia, disseram que as questões apresentadas, a exemplo das outras que serão acolhidas nos estados, merecerão a devida análise dentro dos éticos, legais e administrativos. De acordo com eles, o CFM é receptivo a propostas inovadoras para o aperfeiçoamento de suas funções educativas, fiscalizadoras, cartoriais e judicantes, que possam resultar em benefício da Medicina, do profissional e da sociedade.

clique para ampliarclique para ampliarReunião dos conselheiros federais abriu atividades em Curitiba. (Foto: CRM-PR)

Além do presidente e do tesoureiro, ainda representaram o CFM os diretores Donizetti Dimer Giamberardino Filho, 1º vice e que é do Paraná; Alexandre de Menezes Rodrigues, 2 vice, de Minas Gerais; Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, secretária-geral e eleita pelo Acre); Tatiana Braganca de Azevedo Della Giustina, 2ª secretária, que é do Rio Grande do Sul); Salomão Rodrigues Filho, 2º tesoureiro, de Goiás); José Albertino Souza, corregedor, que é do Ceará); e Helena Maria Carneiro Leão, vice-corregedora, de Pernambuco.

Durante a atividade, o presidente do CRM-PR fez a apresentação da retrospectiva de 2019, chamando a atenção para os resultados altamente positivos nas áreas de fiscalização, educação continuada e de fluxo de sindicâncias e processos. Roberto Yosida ainda destacou a maior proximidade alcançada com os centros formadores e com os estudantes, além da própria classe médica a partir de serviços e informações, e ainda com as demais instituições representativas e dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Conselheiros federais enalteceram o trabalho desenvolvido no Paraná, assinalando ser referência para os singulares no País e também motivo de orgulho para os médicos do Estado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios