15/04/2021

Conselheiros participam de 71ª Plenária Temática com presença do presidente do CFM

Reunião realizada nesta quinta-feira, 15, debateu temas nacionais de interesse da classe médica, como a revalidação de diplomas obtidos no exterior e a pandemia pela Covid-19

clique para ampliarclique para ampliarSessão desta quinta-feira, 15, contou com participação dos presidentes do CFM e do CRM-PR, além de conselheiros do Paraná (Foto: Reprodução)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou, no início da tarde desta quinta-feira, 15, a 71ª Sessão Plenária Temática da autarquia, que tratou de temas nacionais de interesse da classe médica, como a questão do Revalida e a pandemia pela Covid-19, e contou com a participação remota do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto Ribeiro.

Iniciando a sessão, o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, agradeceu a participação do dirigente do Conselho Federal e comunicou a recente decisão da Justiça Federal de suspender a autorização expedida em primeira instância na cidade de Ponta Grossa para a contratação de médicos formados no exterior sem a aprovação prévia no Revalida.

LEIA MAIS: Justiça Federal suspende decisão que autorizava contratação em Ponta Grossa de médicos sem Revalida

O presidente Roberto Yosida agradeceu o trabalho desempenhado pelo Setor Jurídico do CRM-PR, assim como a colaboração da equipe jurídica do CFM, que prontamente atuaram no caso. Segundo o presidente do Conselho Federal, a decisão do TRF da 4ª Região está em linha com as decisões da Justiça brasileira em ações semelhantes em todo o território nacional. Apesar disso, destacou que o sistema conselhal tem enfrentado muitas iniciativas com o objetivo de flexibilizar a contratação de médicos formados fora do Brasil, principalmente por meio de propostas estaduais de legislação.

Outro assunto debatido entre os conselheiros foi a questão da pandemia pela Covid-19, tendo sido abordadas as próximas ações do órgão federal em relação ao tema, assim como as prioridades da autarquia para auxiliar no seu enfrentamento. A qualidade da formação médica no Brasil também mereceu especial atenção no debate.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios