23/09/2010

Conselho Federal de Medicina vai opinar na avaliação de escolas médicas

O Ministério da Educação (MEC) quer ouvir a opinião do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o funcionamento e a qualidade das escolas médicas. Um termo de conduta assinado nesta terça-feira (21) permite que o CFM apresente parecer de avaliação e reconhecimento trianual das escolas.

Para o 2.º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, o termo é um avanço, mas a entidade continuará atenta a outras preocupações. "É a primeira vez que os Conselhos de Medicina são chamados a opinar oficialmente sobre as escolas médicas. Mas queremos avançar e criar articulações para também impedir a abertura indiscriminada das escolas e discutir uma avaliação periódica dos alunos de medicina", apontou Miranda.

O diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Paulo Roberto Wollinger, acredita que o termo abrirá um canal para mais uma voz da sociedade. "Precisamos observar a pertinência, a relevância e a inovação da escola", afirmou.

A secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Bucci, enfatizou que a qualidade do ensino superior do país deixa muito a desejar. "Esta é uma maneira de dividir com as entidades de interesse a esponsabilidade da elevação da qualidade", disse. Pelo CFM participou ainda da reunião um dos membros da Comissão de Ensino Médico, conselheiro Dalvélio Madruga.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios