19/05/2011

Conselho de Medicina inaugura em junho delegacia em Francisco Beltrão



A Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em Francisco Beltrão, será inaugurada ainda no mês de junho. Antiga aspiração dos médicos e dos estabelecimentos de serviços de saúde da região, a ativação da unidade vem atender também aos interesses da própria sociedade, beneficiária pela maior vigilância ao exercício ético da Medicina e de assistência de qualidade. Com a descentralização da regional de Pato Branco, a delegacia terá abrangência em 27 municípios, onde hoje atuam pelo menos 260 médicos, a metade deles radicada em Beltrão.

A criação da nova unidade foi decidida ainda no final de 2009, mas foi necessária a superação de dificuldades burocráticas e administrativas para possibilitar o seu funcionamento. A sede local foi definida e está passando por reformas e adequações, em fase final. A funcionária-atendente foi contratada mediante concurso público e passou por treinamento em Curitiba. Também os futuros delegados já foram definidos mediante critérios rígidos de seleção, que são determinados aos Conselhos. Quando empossados, eles elegerão o diretor da Delegacia para mandato inicial de 20 meses.

Com a Regional de Francisco Beltrão, o Conselho de Medicina do Paraná passa a contar com 16 delegacias. O Paraná conta com 18.856 médicos em atividade, além de 4,5 mil empresas cadastradas, incluindo hospitais, todos sob fiscalização do Conselho de Medicina, a quem cabe "zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente".

O conselheiro Alexandre Gustavo Bley, vice-presidente do CRM-PR e que tem atribuição diretiva das delegacias, explica que a regional de Beltrão vai representar muito mais que a comodidade dos médicos da região para o cumprimento de formalidades cartoriais, como atualização cadastral e registro de documentos, como de especialidades.

De acordo com ele, a presença do CRM vai permitir acompanhamento mais ostensivo do exercício da atividade do médico e das condições de trabalho que lhe são oferecidas, sempre tendo como objetivo maior a atenção à saúde do ser humano e da coletividade.

O vice-presidente do CRM ressalta que a proximidade com os médicos da região possibilita à orientação aos preceitos éticos e conscientização sobre as obrigações e os direitos dos médicos. "Com a ativação da delegacia teremos uma agilidade quanto à análise de possíveis transgressões éticas que possam envolver profissionais e estabelecimentos dirigidos por médicos", afirma.



Jurisdição da Regional

Além de Francisco Beltrão, cidade-sede, a Delegacia Regional terá abrangência nos seguintes municípios da região Sudoeste do Paraná: Ampère, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d Oeste e Verê.



Delegados

Os médicos que irão atuar como delegados na Regional de Francisco Beltrão foram nomeados no dia 16 de maio e seu mandato coincidirá com o mandato dos conselheiros do CRM-PR, que termina em 2013. Veja a seguir a relação dos delegados:

Aryzone Mendes de Araujo Filho

Cícero José Bezerra Lima

Dib Mohamad Nabhan Junior

Eduardo Katsusi Toshimitsu

Irno Francisco Azzolini

José Bortolas Neto

Marcio Ramos Schenato

Rubens Fernando Schirr

Silvana Amaral Kolinski Vielmo

Vicente de Albuquerque Maranhão Leal

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios