28/06/2006

Conselho de Medicina promove simpósio internacional de Bioética

Estão abertas as inscrições para o evento que tem como destaque a "Declaração Universal de Bioética de Direitos Humanos da UNESCO"


Será realizado em Curitiba, nos dias 17 e 18 de agosto, o "Simpósio Internacional do CRM-PR - Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO". O evento, inédito no País, é uma iniciativa conjunta do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Sociedade Brasileira de Bioética e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Conta com o apoio de diversas entidades representativas, incluindo a AMP, Sociedades de Especialidades, escolas médicas e OAB.

O simpósio colocará em destaque a Bioética associada a outros temas afins, como direitos humanos, códigos de ética e avanços morais, responsabilidade social e saúde pública e, também, proteção ao meio ambiente, biosfera e biodiversidade. A coordenação dos trabalhos está cargo do Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e membro da Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR.

Além de reunir alguns dos mais renomados bioeticistas do Brasil, o encontro em Curitiba terá como principais conferencistas, além do próprio presidente da SBB, a coordenadora da Unesco/México, Dra. Alya Saada; o presidente da Associação de Bioética e Direitos Humanos da Argentina e membro da RedBioética/Unesco, Juan Carlos Tealdi; e o coordenador da RedBioética/Unesco e Cátedra de Bioética da Unesco, Prof. Volnei Garrafa.

A abertura dos trabalhos caberá ao presidente do Conselho de Medicina do Paraná, Hélcio Bertolozzi Soares, e ao Prof. José Eduardo Siqueira. A coordenadora da Unesco/Médico vai proferir a palestra inaugural, abordando o tema "Histórico das Declarações Universais da Unesco". Também será ela a responsável pela cerimônia de encerramento, quando será elaborada a "Carta de Curitiba".

O simpósio internacional é aberto a médicos, professores, acadêmicos e profissionais de saúde e de outras áreas, além de estudiosos da Bioética. Haverá número limitado de vagas para acompanhamento dos trabalhos no auditório do Conselho de Medicina, em Curitiba, sendo necessária a inscrição prévia. São 260 vagas, destas 20 são reservadas para estudantes. Os participantes receberão certificado. Também haverá transmissão por videoconferência para a Delegacia Regional do Conselho em Maringá, com possibilidade de o benefício ser estendido às regiões de Londrina e Cascavel.

Para saber mais, enviar e-mail para diretoria@crmpr.org.br ou jornal@crmpr.org.br, ou ainda contatar o Conselho pelos telefones (41) 3240-4026, 3240-4033 ou 3240-4049.





Clique aqui para ter acesso a relação de hotéis com preços diferenciados para os dias do evento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios