10/11/2009

Conselho lança livro "Jaculatórias, sugestões para o dia a dia do médico"

Obra é de autoria do Prof. João Manuel, editor do Iátrico, e propõe dividir experiências e convocar à reflexão.


O Conselho Regional de Medicina do Paraná lançou oficialmente, na noite de segunda-feira (9 de novembro), o livro Jaculatórias, sugestões para o dia a dia do médico, de autoria do Prof. Dr. João Manuel Cardoso Martins, membro da academia Paranaense de Medicina e editor da revista científico-cultural Iátrico. O evento foi realizado de forma coincidente à solenidade de inauguração do quadro fotográfico do conselheiro Gerson Zafalon Martins na galeria de ex-presidentes do CRMPR, pelo prestigiamento do ex e do atual presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade e Roberto Luiz D Avila, respectivamente, e ainda pelo tesoureiro José Hiran da Silva Gallo.

O CFM foi patrocinador da obra, com a proposta de ser distribuída a todos os médicos paranaenses e também bibliotecas e escolas médicas, hospitais-escolas e sextanistas de Medicina do Estado, contribuindo para o conhecimento e a ética. O livro, de 168 páginas em formato pequeno (13x18cm), tem como apresentadores Edson de Oliveira Andrade, do CFM, e Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho e Donizetti Giamberardino Filho, do CRMPR, e prefácio de Gerson Zafalon Martins, um dos entusiastas do projeto ao lado do ex-presidente Luiz Sallim Emed.

O pré-lançamento de Jaculatórias, sugestões para o dia a dia do médico já tinha ocorrido durante o 47º Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEN 2009, realizado em Curitiba na segunda quinzena de outubro. No lançamento oficial, na Casa do Médico, a composição da mesa diretora teve os representantes do Conselho Federal de Medicina Roberto D'Avila, José Hiran Gallo, Gerson Zafalon e Edson de Oliveira Andrade; o presidente do CRMPR, Miguel Hanna Sobrinho, o vice-presidente da Associação Médica Brasileira da Região Centro-Sul; José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná: e Sérgio Fonseca Tarlé, presidente da Academia Paranaense de Medicina.

Precedendo palestra do autor do livro, todos os componentes fizeram breve saudação e destacaram a importância da publicação para a atividade médica, em especial àqueles que se iniciam na profissão. Professor universitário, com mais de 40 anos de experiência e reconhecida atuação ético-profissional, o Prof. João Manuel repetiu a dedicatória do livro à família, professores, alunos e pacientes, "os quais me fizeram ser um pouco melhor". Tal qual o título provocativo, o autor destacou que o sentido é conduzir o leitor à reflexão, a aprender ou reaprender a pensar. O conteúdo da obra tem muito das breves frases contidas na revista Iátrico, em coluna intitulada exatamente Jaculatórias.

Após a palestra do Prof. João Manuel, foi realizada sessão de autógrafos no Hall do auditório do CRMPR e Espaço Cultural, tendo a presença de conselheiros do CRMPR, familiares, amigos, alunos e ex-alunos do autor, dentre outros convidados.

O livro começou a ser postado nesta terça-feira a todos os médicos e pessoas jurídicas cadastrados no CRMPR, como uma "lembrança antecipada de Natal", cortesia do Conselho Federal e do Regional de Medicina do Paraná. Leva uma mensagem externa sobre a motivação da obra. O conteúdo é de fácil leitura e rico em vivências, conhecimento, defesa da ética e incentivo à relação médico-paciente.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios