21/10/2019

Conselho reúne escolas médicas do Paraná para debater e fortalecer processo formador

Encontro com coordenadores dos cursos foi realizado no sábado, 19, e contou com a presença de 16 das 21 instituições convidadas; ambiente de colaboração marcou atividade inaugural

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) recepcionou na manhã do último sábado, 19, representantes das escolas médicas de todo o Paraná para uma reunião inédita que discutiu o ensino da Medicina no estado e em todo o Brasil. Com uma participação expressiva, o evento reuniu representantes de 16 das 21 instituições convidadas, colocando em evidência a presença de muitos pontos comuns entre elas. Atualmente, há 8,5 mil alunos matriculados em cursos de no Paraná, sendo mais de 2,1 mil vagas de ingresso anuais.

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes de 16 das 21 escolas médicas do Paraná participaram de reunião na sede do CRM-PR (Foto: CRM-PR)
“O que pudemos notar é que existe uma unanimidade no que se refere à importância da aproximação entre as escolas formadoras e o direcionamento de ações comuns com o CRM-PR, que poderá indicar e orientar a formação dos futuros médicos, em um trabalho de prevenção de infrações médicas”, destaca o presidente do Conselho, Dr. Roberto Issamu Yosida. 

Outro ponto relevante discutido foi a necessidade de que sejam realizadas ações voltadas à profissionalização dos estudantes e jovens médicos, um dos grandes focos do Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR. “A conversa foi muito proveitosa e o ambiente foi de total colaboração. Temos a confiança de que essa interação será muito profícua”, ressaltou Yosida. 

Ao longo da manhã, foram abordados diversos temas afetos à educação médica. O presidente Roberto Yosida explicou o trabalho realizado pelo Conselho na educação de médicos e estudantes de Medicina. De 2011 a 2018, mais de 60 mil participantes (presenciais e online), entre médicos, acadêmicos e comunidade em geral, assistiram a algum dos mais de 600 eventos realizados de forma gratuita pelo CRM-PR na capital e em diversas localidades do interior do Estado. 

O conselheiro e coordenador da Comissão de Ensino Médico do CRM-PR, Dr. José Knopfholz, avalia que o encontro foi importante para discutir o cenário das escolas médicas no Brasil, suas linhas pedagógicas e perspectivas futuras. “Nossa intenção é que sejam feitos novos encontros como esse de uma forma regular, mediados pelo CRM-PR, para que possamos trabalhar em alguns eixos, como a residência médica, a saúde mental do estudante e os modelos pedagógicos mais voltados para a geração atual”, afirmou.

Outro ponto destacado pelo conselheiro foi a possibilidade de discutir o Revalida e modelos de atuação mais robusta no âmbito de avaliação de competências dos médicos formados no exterior. Também foi debatida a acreditação das instituições de ensino por meio do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). Criado em 2015, o selo de acreditação é resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).  O membro da Comissão de Acreditação do Saeme, Dr. Sigisfredo Luís Brenelli, também participou da reunião, traçando um panorama sobre a idealização do sistema até o momento atual.

clique para ampliarclique para ampliarTemas em comum e ambiente de colaboração marcou primeiro encontro realizado no último sábado, 19 (Foto: CRM-PR)
Na sequência, a diretora secretária do Conselho de Administração da Abem, Dra. Suely Grosseman, fez uma apresentação sobre a atual situação do ensino médico no Brasil. A manhã foi finalizada com uma mesa redonda que debateu temas diversos, como o próprio Saeme, diretrizes curriculares, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a integração dos Conselhos com as Instituições de Ensino Superior. A moderação ficou por conta do conselheiro José Knopfholz, que é também coordenador do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Curitiba, e da diretora secretária da Abem.

Escolas médicas

Entre os representantes dos Cursos de Medicina das instituições participantes, estiveram presentes o coordenador do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, Dr. Marco Aurélio Marangoni; o coordenador adjunto do Centro Universitário Campo Real, de Guarapuava, Dr. Anderson Vinicius Kugler Fadel; o vice-coordenador da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Dr. Luiz Martins Collaço; a coordenadora do curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe, Dra. Izabel Cristina Meister Martins Coelho, e a professora da FPP, Dra. Elisângela de Mattos e Silva, representando o NAPISUL II (Consórcio Interinstitucional para o Teste de Progresso dos Cursos de Medicina); a coordenadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Londrina, Dra. Evelin Massae Ogatta Muraguchi; a coordenadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dra. Lígia Márcia Mario Martin; o coordenador da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Dr. Roberto Zonato Esteves; a vice-coordenadora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Dra. Elise Souza dos Santos Reis.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-PR, Roberto Yosida, apresentou as atividades de educação médica realizadas pelo Conselho (Foto: CRM-PR)
Também marcaram presença o presidente da Comissão de Fundação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, Dr. Rogério Andrade Mulinari; a coordenadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba, Dra. Marta Francis Benevides Rehme; o coordenador da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), de Guarapuava, Dr. David Livingstone Alves Figueiredo; a coordenadora do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Dra. Ana Maria Silveira Machado Moraes; a coordenadora da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), de Foz do Iguaçu, Dra. Alessandra Pawelec da Silva; o coordenador do Centro Universitário Ingá (UNINGÁ), de Maringá, Dr. João Batista Ruggeri; a coordenadora adjunta da Universidade Positivo, Dra. Solena Ziemer Kusma; e a professora da mesma instituição, Dra. Carolina Gomes Gonçalves. 

Foram convidados, ainda, a participar do encontro os coordenadores dos Cursos de Medicina da Faculdade de Pato Branco (FADEP), do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel e da Universidade Paranaense (UNIPAR), de Umuarama. 

Veja a galeria de fotos do evento aqui

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios