23/03/2020

Conselhos de Medicina e Enfermagem fazem fiscalização conjunta em UPAs de Curitiba

Ação teve o propósito de verificar condições de segurança de profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia; começa campanha pelo uso racional dos equipamentos

As equipes de fiscalização do Conselho de Enfermagem e do Conselho de Medicina do Paraná iniciaram nesta segunda-feira (23 de março), uma série de visitas de fiscalização conjuntas para verificar a oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que estão na assistência aos pacientes suspeitos de infecção pelo COVID-19.

clique para ampliarclique para ampliarFiscalização às UPAs envolver os Conselhos de Medicina e Enfermagem (Foto: Coren/PR)

As duas profissões estão na linha de frente de enfrentamento da pandemia e os dois conselhos têm recebido denúncias de falta de equipamentos adequados para o exercício da atividade.

A parceria, estabelecida em reunião por videoconferência realizada na sexta-feira (20), tem o objetivo de conhecer a estrutura dos serviços de saúde para o enfrentamento da epidemia, conversar com os profissionais de enfermagem e medicina e orientar para o uso racional dos EPIs.

“Os primeiros serviços visitados foram as UPAs Boqueirão e Sítio Cercado, onde verificamos que estão sendo disponibilizados os EPIs de forma racional, ou seja, para aqueles que estão em atendimento à síndromes respiratórias, como determinam os protocolos das autoridades da saúde. Sabemos que não podemos exigir máscaras e óculos para todos os profissionais, porque no decorrer da epidemia podemos ter desabastecimento. Temos que assumir a responsabilidade imposta pela profissão junto aos nossos pares, bem como sensibilizar a sociedade frente ao momento excepcional que vivemos”, disse a presidente do Coren/PR, enfermeira Simone Peruzzo. A presidente estava acompanhada da coordenadora do departamento de fiscalização do Coren/PR, Deliziê Martins.

clique para ampliarclique para ampliarVisita à UPA do Sítio Cercado, uma das mais movimentadas de Curitiba. (Foto: Coren/PR)

O conselheiro e coordenador do Defep (Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional) do CRM-PR, Carlos Roberto Naufel Junior, acompanhou a visita às unidades de saúde com o médico fiscal Jun Hirabayashi. Além de registrar as informações dos coordenadores das Unidades de Pronto Atendimento, eles puderam conversar com os médicos em plantão nas unidades.

De acordo com Carlos Naufel, é intenção do Conselho incrementar a campanha de uso racional dos equipamentos e que, para isso, novas ações serão realizadas junto aos médicos dos serviços públicos de saúde. O conselheiro destacou que as UPAs visitadas estão bem equipadas, mas que é preciso otimizar o uso diante das dificuldades que os gestores têm encontrado na reposição dos estoques, como realçado na véspera pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, na reunião do Centro de Operações de Emergência, constituído para planejar e executar ações no combate à pandemia.

clique para ampliarclique para ampliarVideoconferência realizada na sexta, 20, pelos dois conselhos profissionais. (Foto: CRM-PR)

Equipamentos

Durante a visita à UPA Sítio Cercado, um das que apresentam maior demanda em Curitiba, os profissionais das duas entidades puderam conhecer os equipamentos de paramentação para coleta e intubação de pacientes suspeitos, composta por capacete de proteção, máscara N-95 e avental, que consideraram adequado para a situação.

A enfermeira Sidneia Pimentel Felício, autoridade sanitária da UPA Sítio Cercado, relatou a rotina da unidade quanto à entrega de equipamentos de proteção aos profissionais. “Pedimos consciência e responsabilidade no uso de EPIs, com controle de entrega de acordo com a necessidade, sem comprometer o estoque para os próximos meses”, ela relatou.

As fiscalizações continuam nos próximos dias de forma a conhecer a realidade dos principais serviços que estão na retaguarda aos casos suspeitos da COVI-19.

“Queremos que os profissionais demandem ao conselho de classe, relatem as situações vividas e peçam nossa orientação quanto às dificuldades enfrentadas. Continuem usando nossos canais de comunicação para subsidiar as fiscalizações”, reforçou a presidente do Coren/PR.

Fonte: Coren/PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios