02/07/2019

Conselhos de Medicina e Odontologia reforçam diálogo em prol do melhor à saúde da população

Respeito às competências legais das profissões e esforços conjuntos na contenção da abertura de cursos e qualidade na formação estiveram entre os temas discutidos

Representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia e de Medicina do Paraná estiveram reunidos na tarde de segunda-feira (1 de julho), na sede da primeira instituição, em Curitiba. Foi a 8ª reunião da Comissão de Comunicação Institucional do CRM-PR, que tem estreitado relações com outras organizações visando somar esforços em busca de benefícios comuns e da sociedade, de modo geral, em especial os que se referem à saúde, bem-estar e outros direitos cidadãos.

clique para ampliarclique para ampliarReunião da Comissão de Comunicação Institucional com o CRO-PR. (Foto: CRM-PR.)

O conselheiro efetivo e presidente do CRO-PR, Aguinaldo Coelho de Farias recepcionou o grupo representante do Conselho de Medicina, enaltecendo a iniciativa de aproximação das entidades pela relevância das pautas de interesse mútuo. Uma das preocupações compartilhadas é a da formação de qualidade, hoje comprometida com a expansão desenfreada de cursos nas áreas da Medicina e da Odontologia. No Paraná, hoje, já são 22 os cursos médicos em plena atividade, enquanto os odontológicos já somam 32 e contam com mais dois autorizados. As duas instituições projetam levar adiante ações parceiras afeitas o tema da qualificação do ensino.

De acordo com o presidente do CRO-PR, também professor universitário, hoje já há estreita relação com os coordenadores dos cursos da área visando a melhorar o potencial formador. Assim, há a projeção de constituir até 2020 um modelo de exame de proficiência facultativo, com perspectiva de valorizar os profissionais e também as escolas que investem em qualidade. Realça que já são mais de 21 mil os profissionais em atividade no Paraná (os médicos em ativos somam 27.750).

Aguinaldo Coelho de Farias, que é graduado pela UFPR em 1991, mestre e doutor em ortodontia e que foi reeleito no ano passado para novo mandato frente ao Conselho de Odontologia, indica que o maior volume de denúncias éticas alcança os profissionais com até cinco anos de formados, com o que há algum tempo vem sendo trabalhado o projeto “CRO Jovem”, que inclui o fomento de atividades de orientação e atualização de conhecimento para reduzir o impacto da formação deficiente, em especial no campo ético.

clique para ampliarclique para ampliarHelcio Bertolozzi (esq.), Luiz Ernesto Pujol, Roberto Yosida, Aguinaldo Coelho de Farias, Carlos Naufel Jr. e Afonso Branco. (Foto: CRM-PR)

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, manifestou a importância do diálogo e de se evitar conflitos entre as profissões e que a sociedade precisa entender o papel de cada uma. “Nosso compromisso é em prol do melhor da saúde à população”, reforçou, sob concordância plena do dirigente do CRO-PR, que assinalou o mérito do trabalho de fiscalização que o órgão vem sendo empreendido em todo o Estado, contando para isso com a cooperação da Vigilância Sanitária. Também o CRM-PR tem sido intenso nas ações fiscalizadoras das condições para o trabalho médico, sendo o mais atuante entre os singulares e respondendo por até 20% do volume realizado no País.

Como indicado pelo presidente Aguinaldo Coelho de Farias, o CRO conta com 13 auditores fiscais e cinco delegacias representativas físicas em cidades-polos, onde ocorrem os julgamentos éticos: Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá, além de Foz do Iguaçu, face ao Mercosul. Outras cidades tiveram suas delegacias migradas para o modelo virtual de atendimento que, como destacado pelo presidente, vem cumprindo suas atribuições a contento e com importante contenção de recursos.

Na reunião no Conselho de Odontologia, o CRM-PR esteve representado ainda pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, pelo gestor do Defep (Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional) Carlos Roberto Naufel Junior e pelo gestor do Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional, Hélcio Bertolozzi Soares, além dos assessores jurídico, Afonso Proenço Branco Filho, e de comunicação, Hernani Vieira. O assessor jurídico do CRO-PR, Alexandre Mazzetto, também participou do encontro e fez esclarecimentos acerca de ações jurídicas conduzidas pela instituição.

Os conselheiros do CRM abordaram aspectos da interface das profissões e dos limites de atuação de cada uma, de implicações de EAD na saúde e dos esforços para assegurar a formação e exercício da atividade médica, como defesa do Revalida e o sistema de acreditação das escolas médicas (Saeme). Também destacaram a importância da aproximação de outras organizações, citando encontros já realizados com representantes da OAB-PR, Polícia Militar/BPTran, PUCPR e Conselhos Regionais de Psicologia e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O CRM-PR e o CRO-PR mantêm suas sedes bem próximas, na Vista Alegre e Mercês.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios