16/08/2019

Conselhos de Medicina e Psicologia debatem pautas para fortalecimento e valorização profissionais

Reunião ocorreu na quinta-feira (15) na sede do CRM-PR; PEC 108/2019, que propõe a mudança da natureza jurídica dos Conselhos, também entrou nos temas em análise

A diretoria do CRM-PR realizou, na tarde de quinta-feira (15), encontro com representantes do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Teve como objetivo ampliar a aproximação e diálogo das entidades na condução de pautas comuns, voltadas ao fortalecimento e valorização das profissões e que vão se refletir em prol da sociedade. Foi a 13ª reunião da Comissão de Comunicação Institucional do CRM-PR e a PEC 108/2019, que propõe a mudança da natureza jurídica dos Conselhos, também entrou nos temas em análise.

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes dos conselhos debateram assuntos comuns à defesa das profissões (Foto: CRM-PR)

O CRP-PR esteve representado pela conselheira-secretária Carolina de Souza Walger, pelo gerente técnico Angelo Horst e pelos assessores técnico, César Fernandes; jurídico, Zenaide Carpanez; e de imprensa, Karla Lucélia Losse Mendes. Foram recepcionados na sala da Diretoria do Conselho de Medicina pelo presidente Roberto Yosida, pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol e pelo tesoureiro Fábio Luiz Ouriques, além dos assessores jurídico, Martim Afonso Palma, e de comunicação, Hernani Vieira.

A troca de experiências para o melhor cumprimento das atividades conselhais tem sido destacada nas reuniões institucionais, como assinala o presidente Roberto Yosida, entendendo ainda a importância de condução de ações conjuntas, em especial as que se referem à educação continuada dos profissionais, na defesa da ética e dos direitos humanos, na qualidade assistencial e em campanhas profiláticas.

clique para ampliarclique para ampliarAproximação entre autarquias objetiva elevar o poder reivindicatório nas decisões políticas que afetam as condições de trabalho (Foto: CRM-PR)

A conselheira do CRP-PR, Carolina de Souza Walger, também docente da Universidade Positivo, igualmente realçou a relevância da interface das profissões de saúde em sua missão de proteção dos interesses da sociedade. Os representantes das duas autarquias consensaram que essa proximidade eleva o poder reivindicatório nas decisões políticas inerentes às condições para o exercício digno das profissões em prol da saúde e bem-estar da população.

Além do encontro com o Conselho de Psicologia, o CRM-PR tem no rol de atividades recentes de sua Comissão de Comunicação Institucional a interação e diálogo com os conselhos profissionais de Enfermagem, na última segunda-feira, 12 (confira aqui), de Odontologia, de  Farmácia, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e OAB-PR, além das Secretarias Estaduais de Saúde, Segurança e da Justiça e Cidadania, Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Secretaria Municipal de Saúde.

Curiosidade

O Brasil conta hoje com mais de 350 mil profissionais de psicologia inscritos nos Conselhos, sendo quase 20.500 no Paraná. Neste, o maior contingente, de quase 86%, é formado por mulheres. Na medicina, as mulheres já respondem por quase 42% do total de médicos em atividade no Paraná (11.641 num universo de 28.033), mas serão maioria ainda na próxima década.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios