16/04/2021

Conselhos de saúde farão censo de profissionais não vacinados em Maringá

Reunião realizada no dia 15 de abril contou com a participação do Representante Regional Rafael Ribeiro Mori

clique para ampliarclique para ampliarReunião teve a participação do Representante Regional Rafael Ribeiro Mori (direita). (Foto: Aldemir de Moraes/PMM.)
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e a 15ª Regional de Saúde, se reuniram com representantes dos conselhos de diversos segmentos da saúde para discutir a vacinação dos profissionais do setor. Os conselhos se comprometeram a fazer um levantamento do número exato dos profissionais atuantes em Maringá que ainda não receberam a vacina. 

Com a relação, a Prefeitura e a 15ª Regional irão reforçar o pedido ao Governo Federal para o envio de imunizantes de acordo com a realidade do município. As entidades Regional estão, desde janeiro, dialogando com a Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde buscando resolver uma diferença no número de profissionais entre os cadastros do Governo Federal e do Município.

O Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Ministério da Saúde aponta que Maringá tem 15 mil profissionais no setor. O CNES Maringá aponta 17 mil. Mas, diante do crescimento do setor, com diversos cursos como Medicina, Enfermagem, Odontologia e Biomedicina, entre outros, a Secretaria Municipal de Saúde estima que existam mais que 17 mil trabalhadores. A imigração de profissionais para Maringá tem sido muito grande, principalmente no pós-covid.

Respeitando o escalonamento da vacinação, os trabalhadores da saúde estão sendo vacinados de acordo com a atuação na linha de frente da Covid-19 e pela idade. Pelo CNES do Ministério da Saúde, faltam apenas 3% de profissionais da saúde para serem vacinados. Assim, o Ministério deve enviar cerca de 450 doses para este público. Ou seja, vai faltar vacina para os profissionais de saúde ainda não imunizados. 

Pouco antes da reunião com as entidades, o secretário da Saúde, Marcelo Puzzi, se reuniu com a Promotora de Justiça da Saúde para discutir alinhamentos legais para completar a imunização  dos profissionais da saúde. As doses remanescentes no final do dia de vacinação  vinham sendo utilizadas principalmente nos doentes acamados, público hoje bastante reduzido, o que dificulta a logística de vacinação neste caso. Durante o encontro foram discutidas possibilidades de uso destas doses de vacina alternativas. 

Participaram da reunião o vice-prefeito Edson Scabora; secretário da Saúde, Marcelo Puzzi; Chefe da Coordenadoria de Assuntos Políticos do Governo do Estado, Eduardo Pina; e os representantes de conselhos Rafael Bayout Padial, Farmácia; Marcelo Amaral, Odontologia; Anderson Pereira e Daiane Camacho, Biomedicina; Ana Paula Faria, Enfermagem; Rafael Ribeiro Mori, CRM-PR; e Luciano Pacheco, Fisioterapia. Também estiveram presentes Bruno Fontes, superintendente da secretaria de Saúde; Edlene Goes, coordenadora da Sala de Vacina do Município e Clicie Arrias Fabre, diretora de Assistência à Saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios