19/11/2018

Conselhos do Paraná e Tocantins avaliam intercâmbio em educação médica

Presidente do CRM-TO faz visita para conhecer experiências e implementá-las em prol dos profissionais e acadêmicos de seu estado

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Tocantins, Jorge Pereira Guardiola, esteve em visita ao singular do Paraná para conhecer algumas das iniciativas exitosas que tem chamado a atenção de conselhos profissionais, em especial nas áreas de educação médica continuada, de agilidade no fluxo de denúncias éticas, de fiscalização dos serviços para a boa prática médica, de interação com os médicos e também os estudantes de Medicina. A visita ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro e permitiu ao dirigente do CRM-TO, que assumiu a função recentemente, conhecer um pouco mais da rotina de funcionamento de todos os setores da Regional do Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-PR exibe números da EMC. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Jorge Pereira Guardiola foi recepcionado pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e pelo secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, tendo contato ainda com outros conselheiros gestores de departamentos e setores e de colaboradores. Para o dirigente do Conselho de Tocantins, a experiência alcançada pelo Paraná no âmbito da educação ética desperta especial interesse para a formalização de parceria, sobretudo porque os cursos podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma digital ou com acesso ao acervo disponibilizado no Portal.

Tocantins tem menos de três décadas de emancipação política e reúne aproximadamente 2,6 mil médicos para uma população de 1,5 milhão de habitantes, tendo ainda seis escolas médicas. Face à grande extensão territorial e as limitações orçamentárias ainda presentes, o Conselho daquele estado tem dificuldade em descentralizar suas atividades na oferta de atualização ética e médica aos profissionais, bem como no exercício de atividades fiscalizadoras.

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-TO, Jorge Guardiola (centro), na visita à Corregedoria. (Foto: CRM-PR)

O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, disponibilizou o know-how adquirido, bem como deixou encaminhada a possibilidade de parceria para realização de atividades de interesses dos médicos e estudantes dos dois estados. Ao comentar sobre o acervo de 323 vídeos hoje acolhidos no Portal, Roberto Yosida destacou que eles já receberam quase 9 mil acessos. Ainda de acordo com o presidente do Conselho do Paraná, desde a implantação do programa de EMC, em 2011, foram 593 eventos, mais de 1,3 mil horas de aulas e quase 60 mil participantes (presenciais e on-line), envolvendo iniciativas próprias, parcerias e apoios. Nas fichas de avaliação, realça, o índice de alta satisfação dos participantes é prevalente.

O representante do Paraná fez questão de destacar ao colega de Tocantins os efeitos positivos da educação médica nos indicadores de denúncias de desvios éticos. Explicou que, pela primeira vez, o Paraná deve registrar um número menor de sindicâncias do que tinha há 10 anos. O impacto é relevante especialmente se levar em conta que, no período, houve aumento de quase 10 mil médicos. Em 2008, tinham sido registradas 614 sindicâncias, com 429 procedimentos concluídos. A estimativa é de que 2018 chegue ao seu final com 420 sindicâncias instauradas, com celeridade ainda maior na conclusão dos feitos.

Além das atividades de EMC e da Corregedoria, o novo presidente do Conselho de Tocantins teve contato ainda com a funcionalidade que vem sendo alcançada pelos portais de serviços e da transparência, as ferramentas de comunicação para interagir com os médicos e a sociedade, os departamentos de fiscalização, financeiro e de pessoa física e jurídica, a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos e a atuação das Delegacias Regionais. Também conheceu a composição e o papel das Câmaras Técnicas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios