04/07/2019

Consulta pública discute incorporação de medicamentos para tuberculose em crianças

Contribuições serão recebidas até dia 16 de julho; população pode opinar também sobre incorporação do aflibercepte para o tratamento de edema macular diabético

Está aberta até o dia 16 de julho a consulta pública sobre a incorporação de uma nova forma de apresentação dos medicamentos para tratamento de tuberculose em crianças de até 10 anos. Atualmente, o tratamento da tuberculose é oferecido exclusivamente pelo SUS e inclui a combinação de medicamentos. Estes são ofertados em doses que envolvem mais de um comprimido, como no caso do tratamento infantil na fase intensiva da doença, em que é necessária a administração da rifampicina, isoniazida e pirazinamida simultaneamente, com diferentes apresentações. 

A CONITEC avaliou a inclusão de uma dose fixa combinada, dissolúvel em água, desses três fármacos (rifampicina 75 mg + isoniazida 50 mg + pirazinamida 150 mg). Nos estudos avaliados pela Comissão, não foram observadas diferenças significativas entre os efeitos do tratamento já ofertado, com doses combinadas, e da dose fixa. Apesar disso, a o plenário da CONITEC recomendou, inicialmente, a incorporação dessa apresentação, por considerar ser mais aceitável para crianças e, assim, aumentar a adesão ao tratamento e, também, as chances de cura. Leia aqui o relatório técnico. 

Transmissão e grupos de risco
A tuberculose é uma doença transmissível, causada por bactérias e afeta, principalmente, os pulmões. Os sintomas característicos são tosse persistente por três semanas ou mais, febre nos períodos da tarde, suor noturno e emagrecimento sem causa aparente.

O contágio da tuberculose acontece pelo ar: pela tosse, pelo espirro e até mesmo pela fala de quem está infectado. É uma doença que pode atingir qualquer pessoa; mas, por ser transmissível pelo ar, é mais comum em grupos que vivem em ambientes fechados, como presidiários. Além deles, os grupos de risco incluem crianças e adolescentes, homens, moradores de rua e pacientes HIV positivos. 

O risco para as crianças

A tuberculose ainda é uma das principais causas de morte em crianças no mundo. E oferece maior risco para crianças até de 10 anos de idade, quando o diagnóstico é mais difícil de ser feito – que envolve exame clínico, histórico de doenças do paciente e exames que depende de coleta da secreção de muco do paciente e radiografia de tórax, por exemplo.

Tratamento para Edema Macular Diabético

Até o dia 18 de julho, a população pode participar também da Consulta Pública sobre a incorporação do aflibercepte para o tratamento de edema macular diabético (EDM). O tema esteve em pauta na última reunião da CONITEC, em que se discutiu se este medicamento pode ser incluído no SUS como alternativa para impedir a evolução da doença. O aflibercepte é aplicado por meio de uma injeção intraocular, para bloquear a proliferação dos vasos sanguíneos da retina, que levam ao agravamento da EDM.

Os estudos analisados pela Comissão mostraram que há benefícios no uso desta alternativa. Mas é importante destacar que as análises do Plenário consideram, além das evidências em relação aos benefícios e à segurança para os pacientes, os impactos orçamentários que a incorporação de uma tecnologia em saúde pode trazer para o SUS. No caso desse medicamento, o preço proposto pela indústria acarretaria em um elevado custo ao sistema. E, por este motivo, a recomendação inicial da Comissão foi desfavorável à incorporação. Leia aqui o relatório.

Edema Macular Diabético

O edema macular diabético (EDM) é uma das complicações do diabetes. O principal fator de risco para seu desenvolvimento é o descontrole dos níveis de glicemia no sangue e a duração da doença. As estatísticas reunidas no relatório para análise da tecnologia mostram que a EDM é mais comum em pacientes diagnosticados com diabetes há mais de 10 anos.

A principal causa do edema são as alterações estruturais nos vasos da retina causadas pela elevação dos níveis de açúcar no sangue. Esse processo pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o extravasamento de fluidos na retina. Assim, substâncias como líquidos, proteínas e outras moléculas passam de dentro dos vasos sanguíneos e se acumulam próximos da retina e da mácula, formando o EDM.

Em estágios iniciais da doença, os pacientes geralmente não apresentam sinais ou sintomas. Com o passar do tempo, a visão pode ficar borrada e distorcida e, se não diagnosticada e tratada corretamente, pode evoluir para cegueira irreversível. Por isso, pessoas com diabetes precisam ter cuidado redobrado com a saúde ocular, e procurar um especialista periodicamente ou caso apresentem qualquer alteração da visão.

Consultas Públicas
As sugestões encaminhadas durante a consulta pública podem confirmar ou modificar essa primeira recomendação da CONITEC. Evidências científicas e informações técnicas, relatos de experiências sobre o uso dessas tecnologias para esses ou outros casos da doença podem contribuir para a análise da Comissão. Participe! Para participar basta preencher os formulários eletrônicos disponíveis no site, no link Consultas Públicas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios