16/09/2019

Contagem regressiva para o 9º Encontro Paranaense da Saúde

Abertura oficial será no dia 25 de setembro e atividades se estendem até 27 no Expo Unimed; iniciativa das entidades hospitalares tem apoio do CRM-PR. Salas temáticas pré-evento incluem segurança do paciente, nutrição e recursos humanos

Em sua nona edição, o Encontro Paranaense da Saúde começa no próximo dia 25 de setembro, no Expo Unimed, em Curitiba. O tema em destaque é “Saúde 4.0 – A era da transformação”. Serão três dias de intensa programação, com palestrantes de renome nacional, que devem repetir o sucesso dos eventos anteriores. Em 2018,  quase 1 mil pessoas participaram do congresso e da tradicional Feira de Negócios – Produtos e Serviços, que ocorre simultaneamente, superando a expectativa de público e parceiros apoiadores e expositores. Neste ano, serão 38 estandes, vários deles ocupados por empresas que acompanham essa trajetória desde o início, o que confere ainda mais credibilidade.

Como atividades pré-evento, na manhã do dia 25, serão realizadas salas temáticas sobre gestão de risco do paciente, nutrição hospitalar, impactos regulatórios no setor de saúde e recursos humanos.

A abertura solene está prevista para as 15h30, com a presença de autoridades da Saúde e dirigentes da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), realizadora do Encontro; Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar) e Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), entidades apoiadoras.  

Às 16h, o jornalista Alexandre Garcia fará a palestra magna. Um dos mais conceituados colunistas da política brasileira, é comentarista em pelo menos 20 jornais e 300 emissoras de rádio, tendo passagens pelos principais veículos de comunicação do país, como a Rede Globo, onde esteve por três décadas, TV Manchete e Jornal do Brasil.

Gestão

A programação do dia 26, o segundo do evento, terá início às 8h30, com a palestra “Saúde baseada em valor: como agregar valor ao cuidado do paciente em todos os ciclos da vida da comunidade”. O convidado para abordar o assunto é o médico nefrologista Paulo Cicogna, especialista na Philips EMR e diretor clínico na instituição Pró-RIM. A moderação ficará a cargo do presidente do Sindipar, Flaviano Feu Ventorim, que também preside a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

Na sequência, às 10h30, haverá a palestra-debate “Ecossitema de inovação e o sistema de saúde”, com Thiago Júlio, gerente de inovação da Dasa e responsável para área de Healthcare do Cubo (Itaú), e Cláudio Terra, diretor de inovação do Hospital Albert Einstein. A moderação será de José Octávio da Silva Leme, vice-presidente da Ahopar.

 “Novas competências do gestor da saúde na indústria da transformação 4.0” é o tema da palestra-debate que abre os trabalhos da tarde. Será a partir das 13h30, a cargo do médico cardiologista Miguel Archanjo de Souza Aguiar Neto, certificado em medicina interna e saúde pública, que representa a equipe IBM Helath Hope para a América Latina, e de Luiz Felipe Costamilan, diretor executivo do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), com moderação do vice-presidente do Sindipar, Cláudio enrique Lubascher.

Após o intervalo, às 15h30, o diretor de unidades externas do Hospital Sírio Libanês,Fábio Patrus Mundim Pena, falará sobre “Assistência primária e a transformação digital – Mapeando e gerenciando a saúde”. A presidente da Ahopar, Márcia Rangel de Abreu, será a moderadora.

Recursos humanos

“RH 4.0 na era da consciência: Tendências e desafios” será a primeira palestra do terceiro dia do congresso. O convidado para abordar o tema é Ricardo Gonçalves, master coach trainer na Academia Internacional de Líderes e professor da UniFil Londrina, com moderação de Silvana Souza da Luz, diretora de qualidade do Hospital Cardiológico Costantini.

Às 10h30, Fernanda Abi Jaudi, líder de Capacidades Educacionais Estratégicas da Johnson & Johnson Medical Brasil, falará sobre “realidade virtual no treinamento e capacitação de novas tecnologias”. O diretor de relações sindicais do Sindipar, Vlademir Gonzales, será o moderador.

X Simpósio de Direito aplicado em Saúde

“Lei de Proteção de Dados” é o tema em pauta a partir das 13h30. A palestra referente à nova legislação estará a cargo da Dra. Laura Schertel Ferreira Mendes, com mediação do assessor jurídico da Fehospar e do Sindipar, Phillipe Fabrício de Mello. Mestre em Direito, Estado e Constituição e doutora summa cum laude em Direito Privado pela Universidade Humboldt de Berlim, é professora adjunta de Direito Civil da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV – Berlim) e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon).

O ministro Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é o convidado para proferir a palestra de encerramento do 9º Encontro Paranaense da Saúde. Abordará “Direito do Trabalho – Perspectivas e futuro”, com moderação do assessor jurídico da Fehospar e do Sindipar, Bruno Milano Centa.

O ministro, que é mestre e doutor em Direito do Trabalho, ingressou na magistratura em 1993. Em 1998, foi promovido a juiz da Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê e, como titular, também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Tomou posse como desembargador do TRT de Santa Catarina em 2016. Autor de livros e artigos científicos, passou a integrar o TST em abril de 2018. A palestra de Alexandre Ramos terá início às 15h30 do dia 27.

Serviço

9º Encontro Paranaense da Saúde

Data: 25 a 27 de setembro de 2019

Local: Expo Unimed (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)

Informações: (41) 3254-1772

Programação e inscrições: http://www.encontrosaude2019.com/

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios