25/09/2023

Coordenador da Codame fala sobre novas normas de publicidade a médicos de Cascavel

Conselheiro Afrânio Bernardes proferiu palestra no Centro Médico Gastroclínica e concedeu entrevistas sobre o tema para jornalistas da TV Medicina & Saúde e da Associação Médica de Cascavel

clique para ampliarclique para ampliarDr. Afrânio, em palestra para médicos do Centro Médico Gastroclínica. (Foto: Divulgação)

Coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CRM-PR, o conselheiro Afrânio Benedito Silva Bernardes esteve no último sábado (23) em Cascavel, para atividades visando esclarecer os médicos da região sobre aspectos da nova resolução do Conselho Federal de Medicina sobre publicidade médica. A Resolução CFM nº 2.336/2023 foi publicada no dia 13 de setembro no Diário Oficial da União e entrará em vigor 180 dias após a publicação. Contudo, há aspectos que permitem sua aplicação de forma imediata.

O conselheiro Afrânio Bernardes fez palestra no Centro Médico Gastroclínica, dirigida a médicos do corpo clínico e convidados, que acompanharam a apresentação de forma presencial e remota. Na sequência, concedeu entrevista à jornalista Soraia David, produtora e apresentadora do Portal TV Medicina & Saúde, e também assessora de comunicação do Centro Médico Gastroclínica. Aspectos sobre a nova resolução estarão em destaque esta semana no podcast “Valor Humano”, no canal do YouTube do Portal.

clique para ampliarclique para ampliarCoordenador da Codame com diretores do Centro Médico. (Foto: Divulgação)

Ainda cumprindo agenda no Oeste do Estado, o coordenador da Codame esteve em visita à Associação Médica de Cascavel, sendo recepcionado pelo seu presidente, Dr. Cristiano Mroginski, pelo conselheiro Dr. Márcio Couto e ainda pela associada Dra. Daniela Novelli. Além de esclarecer dúvidas sobre a atualização da norma de publicidade e de documentos médicos de modo geral, o Dr. Afrânio Bernardes concedeu entrevista à jornalista Kellee Imperator, da Associação, em conteúdo compartilhado com os associados pelo canal do YouTube (Entrevista Médica) e Revista Afeto. Os diretores da Associação destacaram que o assunto é de grande relevância para comunidade médica. A AMC foi fundada em 30 de agosto de 1969 e teve como primeiro presidente o Dr. Edo Peixoto.

Logo após a publicação da nova resolução sobre publicidade médica, o coordenador da Codame concedeu diversas entrevistas a veículos de comunicação, ampliando assim a possibilidade de que os profissionais recebam as atualizações implementadas. De acordo com Afrânio Bernardes, foi um longo processo até a conclusão dos estudos. Durante três anos o tema esteve em debate, o que incluiu consulta pública que recebeu mais de 2,6 mil sugestões. Confira AQUI notícia que reúne algumas das entrevistas.

clique para ampliarclique para ampliarEntrevista à jornalista Soraia David, para o podcast Valor Humano, da TV Med. (Foto: Divulgação)

A jornalista Soraia David agradeceu a receptividade do CRM-PR e do seu conselheiro em atender ao pedido da aula especial e entrevistas sobre as novas normas da publicidade médica. Destacou que “o Centro Médico Gastroclínica, por ter forte atuação nas mídias e produzir conteúdos relevantes de cunho informativo e científico, convidou Dr. Afrânio para dirimir dúvidas acerca das novas normas de publicidade para seus médicos, equipe multidisciplinar, gestores e equipe da comunicação e marketing. Foi altamente produtivo. Agradecemos ao Dr. Afrânio por compartilhar seu tempo e conhecimento”.

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Márcio, Daniela, Afrânio e Cristiano. (Foto: AMC. )

Novidades

Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, entre outras permissões.

Se o regramento anterior proibia expressamente o uso de imagens do paciente, o novo texto esclarece como essas imagens podem ser usadas. Pela Resolução CFM nº 2.336/23, a imagem deve ter caráter educativo e obedecer os seguintes critérios: o material deve estar relacionado à especialidade registrada do médico e a foto deve vir acompanhada de texto educativo, contendo as indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

A imagem também não pode ser manipulada ou melhorada e o paciente não pode ser identificado. Demonstrações de antes e depois devem ser apresentadas em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção. Quando for possível, deve ser mostrada a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.

É comum que o paciente publique em suas redes sociais agradecimento ao profissional que o atendeu. Agora, o médico poderá repostar, em suas redes, esses elogios e depoimentos. “A única observação é a de que o depoimento seja sóbrio, sem adjetivos que denotem superioridade ou induzam a promessa de resultados”, esclarece Emmanuel Fortes, conselheiro do CFM que foi o relator da norma.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Afrânio com a jornalista Kellee Imperator. (Foto: AMC)

CONFIRA ENTREVISTA DO COORDENADOR DA CODAME NA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE CASCAVEL

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