28/03/2008

Cuidados paliativos em debate


A Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos do CFM discutiu, em reunião no dia 26 de março, a minuta da resolução sobre cuidados paliativos, a serem reconhecidos como campo de conhecimento médico. O texto foi aprimorado e sua aprovação pode ocorrer em 9 de maio, na próxima reunião da Câmara que, também, acolheu contribuições para a atualização do Código de Ética Médica e iniciou debate para a futura resolução relacionada à "Ordem de Não Reanimar".

O texto da Resolução prevê a adoção da definição de cuidados paliativos afirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2002, segundo a qual constituem "uma abordagem que aprimora a qualidade de vida de pacientes e famílias que enfrentam problemas associados com doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento por meios de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual".

A reunião foi coordenada pelos conselheiros Clóvis Constantino (representante de São Paulo) e Roberto Luiz d'Ávila (coordenador da Câmara e representante de Santa Catarina). Participaram ainda Léo Pessini (União Social Camiliana), José Eduardo de Siqueira (Sociedade Brasileira de Bioética e CRM-PR), Claudia Burlá (secretária geral da Associação Internacional Geriatria e Gerontologia), Raquel Moritz (CRM-SC) e Maria Goretti Maciel (Academia Nacional de Cuidados Paliativos).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios