17/03/2020

Curitiba adota novas medidas nas unidades de saúde contra o coronavírus

Todas as atividades em grupo desenvolvidas pelas unidades de saúde estão suspensas e receitas de medicamentos de uso contínuo serão renovadas automaticamente por mais 90 dias

Nesta terça-feira (17/3), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba divulgou mais orientações em relação ao enfrentamento da epidemia do novo coronavírus em suas unidades:

» Todas as atividades em grupo desenvolvidas pelas unidades de saúde estão suspensas. Isso não tem ligação com o atendimentos de pessoas que procuram a unidade para atendimento de sintomas, mas sim a atividades como, por exemplo, grupos de idosos que fazem ginástica ou iôga na unidade.

» As receitas de medicamentos de uso contínuo serão renovadas automaticamente por mais 90 dias. As unidades de saúde, com base nos registros disponíveis, entrarão em contato com os pacientes com as devidas orientações. Para usuários a partir de 70 anos ou com qualquer condição crônica (diabéticos, hipertensos e imunodeprimidos), a entrega deve ser domiciliar ou algum familiar pode fazer a retirada.

» Os atendimentos odontológicos nas unidades de saúde serão suspensos a partir desta quarta (18/3). As equipes odontológicas serão remanejadas para desempenhar ações de vigilância, monitoramento de casos do novo coronavírus e apoio ao fluxo das unidades. Os casos de urgência e emergência odontológicas permanecem sendo atendidos.

» Para a campanha contra a gripe, que começa na próxima segunda-feira (23/3), serão organizados pontos de vacinação em locais externos às unidades de saúde. Tais espaços terão boa ventilação e permitirão distanciamento entre as pessoas. Os locais serão divulgados em breve.

» A SMS manterá um profissional na porta de cada unidade de saúde, durante o período de funcionamento. Ele vai perguntar a todos os usuários o motivo pelo qual procuram a unidade. Em caso de queixa compatível com caso suspeito de coronavírus, serão seguidas as recomendações do protocolo especial.

» Devem ligar prioritariamente para a Central 3350-9000 apenas quem viajou, nos últimos 14 dias, para o exterior (qualquer país), São Paulo ou Rio de Janeiro, e apresenta febre e sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar). Devem ligar também aqueles que tiveram contato com alguém que tenha retornado desta viagem.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios